Internacionalismo: Como saber se você é descendente de judeu e tem direito a dupla nacionalidade?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução internet

Vou iniciar este artigo “invertendo a pauta”, como dizemos no meio jurídico. Isto porque me dei conta que este tópico, para quem está no Brasil é ainda mais importante que o seguinte para quem mora aqui. Vou pedir então muita atenção a vocês, pois trataremos de um assunto difícil, que mexe com algumas paixões e, principalmente, concede a nacionalidade portuguesa a quem nunca imaginou que poderia tê-la, pois não teria ascendentes próximos, não mora em Portugal e não é casado com um português.

Iniciarei contando uma breve história que, acreditem, é uma aventura incrível: quando o Brasil foi descoberto, muitos portugueses vieram desbravar este país de dimensões continentais. Ocorre que não apenas os portugueses iniciaram esta aventura. Naquela época, iniciando-se em 1492, mesmo ano da descoberta das Américas, deu-se início à primeira grande perseguição étnico-cultural do mundo cristão: a Inquisição. Dezenas, talvez centenas de milhares de pessoas morreram nos três séculos em que ela vigorou. Seu alvo principal: os hereges e apóstatas ou seja, os que discordavam da fé católica e também os que a abandonassem para seguir outras crenças. A imensa maioria destes eram perseguidos em Portugal e Espanha por serem judeus vivendo em seu território.

O que ocorreu então, desde o édito, foi uma fuga e ocultamento em massa dos judeus, ao mesmo tempo em que isto era apagado da historiografia oficial. Uma grande parte dos judeus saíam de Sefarad (como eles chamavam a península Ibérica) para pontos mais remotos de seus países. No caso de Portugal, muitos judeus se refugiaram no Brasil onde, por várias gerações ainda praticaram de forma oculta o judaísmo, enquanto, às claras, se demonstravam cristãos. São os chamados Cristãos Novos.

Os que permaneceram em Portugal não fizeram diferente. Se ocultaram e oficialmente abraçaram a fé cristã. Entertanto, se reuniram às escuras por quase 500 anos (sim, até a segunda metade do século passado), praticando o judaísmo à sua forma conforme aprendiam de seus pais até que foram descobertos e finalmente acolhidos pelo Estado Português.

Advertisement

Aqui no Brasil, a fé judaica infelizmente foi perdida depois de várias gerações isolados e se transformou em muitos costumes e superstições passadas a nós, sem explicação, pela cultura popular.

Por que contei tudo isso e o que isto tem hoje tem em relação a Portugal e ao Brasil? Bastante coisa. Portugal, em 2015 e a Espanha também em época semelhante, editaram leis que possibilitam que os descendentes destes judeus refugiados, chamados em hebraico de Bnei Anussim ou conhecidos pejorativamente como “marranos”, que comprovadamente foram perseguidos na inquisição, recebam as nacionalidades portuguesa ou mesmo espanhola, dependendo de onde veio este judeu refugiado/cristão novo, na época.

Isto não afeta pouca gente. Após um número considerável de gerações e múltiplos filhos, podemos identificar focos de descendentes de relativo tamanho no Sul e Sudeste do Brasil e um foco enorme na região nordeste, para onde a maior parte destes egressos migraram.

A grande dificuldade consiste na localização de documentos e relatos que ainda permaneceram e a compilação dos mesmos em um estudo. Hoje em dia temos pesquisadores, historiadores e genealogistas que profissionalmente auxiliam neste ponto.

Quando isto começou eu mesmo achava ser quase impossível. Após conversar com um grande amigo historiador e permitir que ele pesquisasse um pouco mais, constatei que eu mesmo, através de um ramo de meu avô materno, sou descendente direto de Branca Dias e Diogo Fernandes, os Cristãos Novos de historiografia mais conhecida, chegados no Brasil no início do século XVI, junto com a caravana do primeiro capitão donatário de Pernambuco.

 Os estudos são contínuos e a cada dia são descobertos Cristãos Novos e descendentes. Meu pedido em si já foi referendado como autêntico pela Comunidade Israelita de Lisboa e, hoje, segue em andamento na Conservatória dos Registos Centrais.

Quanto ao processo, é importante dizer que se trata de uma aquisição de nacionalidade, ou seja, transferências para descendentes não são viáveis para maiores e são difíceis, mesmo para menores. Entretanto, nada impede que o descendente, ao completar 18 anos, também solicite, pela mesma via do pai, a nacionalidade portuguesa, comprovando novamente através do mesmo estudo. Não existe limitação de gerações para esta nacionalidade e nem exigência de apresentação de provas de ligação, como um verdadeiro pedido de perdão do Estado Português aos descendentes desta realidade.

Quanto à Espanha, não sou advogado Espanhol, portanto não tenho muitos detalhes. Sei que é necessária a comprovação de proficiência em língua espanhola para o processo e que em muitos termos ele corre de forme bem semelhante (ou seja, um órgão judaico de chancela da pesquisa e o pedido de nacionalidade perante a autoridade registral)

Em muitos casos, como o meu próprio foi, é um verdadeiro “tiro no escuro”. Mas, para quem realmente sente a necessidade de adquirir uma nacionalidade europeia, pode ser a única via possível. Ressaltando que, após a pesquisa ser confirmada pela Comunidade Israelita de Lisboa, o processo da Conservatória passa a ser totalmente seguro em seu êxito.

No próximo artigo pretendemos tratar, agora sim, da aquisição da nacionalidade portuguesa por tempo de moradia em Portugal.

Escrevam para nós, sua dúvida é importante e poderá virar tema em um futuro artigo. rafael@perszel.com.br

Um grande abraço a todos!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Internacionalismo: Como saber se você é descendente de judeu e tem direito a dupla nacionalidade?
Advertisement

18 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho muito bonito a decência dos judeuslinda História do povo de Israel eu tenho assinatura Silva e Correa gostaria de saber se pode ter a possibilidade de eu ser da descendência dos judeus

  2. Boa Noite! gostaria de saber sobre se tenho descendencia judaica. Minha mãe Arlinda das Neves , meu avô Antonio Brás das Neves. Meu pai Waldemar Herculano. Tenho a certeza que sim,pois minha mãe sempre dizia que temos sangue judeu . agradeço desde já!

  3. Shalom! Gostaria de saber sobre minha árvore genealógica! Meu avô nasceu na região sobral ceará, meu nome Raimundo nonato falcão da Silva, minha mae Raimunda falcão da Silva, meu avô Manoel marinho falcão , meu bisavô Francisco marinho falcao, meu avô nasceu em 1882 e faleceu 102 anos ele tinha espírito de nomande nunca fica em um mesmo local por muito tempo, minha avó não deixava varrer a casa de dentro pra fora não comia carnes de porcos em dias considerado santo principalmente dia sexta feira, ela também tinha o costume de cobrir os espelhos e imagens sacras pelo um mês inteiro na época da semana Santa pois ela era católica, se o Sr poder me ajudar gostaria muito, nome da minha avó aguida soares da silveira falcão, att rodo falcao

    • Se não me falha a memória, Raimundo nonato é o professor raimundo da escolinha, logo, você é a personificação do próprio. .espero ter ajudado.

  4. Olá!!! Me chamo Priscila e tenho Silva e Ataide no meu sobre nome. Cheguei a fazer um teste de ancestralidade e tenho 3 por cento de descendência judaica, gostaria de saber melhor a respeito, obrigada.

  5. Sempre venho falando em casa desde mais novo que tem algo forte que me leva muito para o lado das coisas de Israel. Uma ligação forte com a língua hebraica, tanto que acabei mergulhando em pesquisas e matriculei em cursos de Hebraico. Assistindo vídeos e reportagens a esse respeito.
    Segundo vi numa lista de assinaturas de judeus do século 15, há indícios fortes de que somos judeus legítimo e que trazemos em nós o DNA de Abraão, tanto pelo lado de nosso pai como de nossa mãe por conta dos nossos avós maternos como dos paternos. O nosso avô materno:
    Diinilio JOSÉ DA “SILVA” e avó materna:
    Artulina “SILVA” “GAMA”, O nosso avô paterno: Leocádio “AZEVEDO” “CORREA” e nossa avó materna: Elvira Boaventura “MENEZES” (“CORREA”) < do meu avô..
    Nosso pai:
    Senhorinho MENEZES CORREA
    Nossa mãe:
    Nelília SILVA CORREA.
    Nós, os filhos ficamos com a assinatura:
    (… … );SILVA CORRÊA.
    Há também hábitos que vem dos nossos avós. Lembro que quando chovia todos tinha que se cobrir ( vestir camisa) e referênciavamos cantando para D'us o El'Ohinn Adonai em cultos domésticos e outras coisas mais

  6. Eu também gostaria de saber se o sobrenome Goicoechea é de descendência judaica (deve ser de origem basca). Eu lí em um site extra oficial, ou seja não sei bem se a fonte é verdadeira. Esse sobrenome veio da minha vó paterna. alguém pode me ajudar? Obrigada Tina (Maria Cristina Blanco)

  7. ola, sempre me interessei pela a historia dos judeus, ja li muitos livros que conta como o povo judaico sofreu no holocausto, não sei porque mais me sinto muito ligada ao povo judeu;seria uma honra para mim se eu for descendente de judeu.
    meu nome: ELIANE ISABEL FRANÇA BONFIM
    meu pai:PEDRO DA SILVA BONFIM
    avô paterno; MANOEL DA SILVA BONFIM
    avó paterna: JOVITA TERTULIANA FERREIRA
    mãe: ELIZETE FRANÇA BONFIM
    avô materno: NELSON FRANAÇA
    avó materna: MARIZIA RODRIGUES
    * DE TANTO QUE GOSTO DA HISTORIA DOS JUDEUS, QUE COLOQUEIO NOME DO MEU FILHO DE *DAVI* E O CHAMO A MINHA ESTRELA DE DAVI.
    Por favor me ajuda a saber se sou decendente.

  8. Oi Boa noite me chamo Cristiane Pereira da Silva
    Sou de Palmeiras dos Índios Alagoas gostaria muito de saber se faço parte dessa descendência dos judeus meu único interesse é porque eu amo muito a história e o povo judeu seria uma honra e um grade sonho a ser realizado fazer parte desse povo tão amado
    Meu pai se chama
    *José Pereira da Silva
    Os pais de meu pai se chama
    *Pedro Pereira da Silva
    *Maria Ramos de Oliveira
    O nome da minha mãe é
    *Maria Aparecida Pereira dos Santos, e meus avós por parte de mãe é
    *José Francisco dos Santos
    *Carmosina Pereira dos Santos
    Toda minha família sao nordestina

  9. Olá, meu nome é David, porém o sobrenome é Sessim. Gostaria muito de fazer algum teste pra ver se eu sou ou não descendente de Judeu. Pra seria uma honra, pq eu admiro e muito o povo israelence e o judaísmo-messiânico.

  10. Olá boa tarde
    Tenho “Silva” no meu sobrenome é tenho descendentes que vieram de Portugal da vila nova de foz Côa e eu gostaria de saber como buscar informações sobre descendência judaica

  11. Olá,sou Cassia Menezes,meu sobrenome veio da Espanha,meu pai é Baiano e minha mãe mineira,eu consigo uma cidadânia espanhola?

  12. Muito boa a matéria! Será que sou descendente de Judeu!? Uma honra seria! Sempre admirei esse povo, seus costumes e queria muito iniciar uma investigação à esse respeito.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui