Nos últimos dias, um vídeo ‘curioso’ circulou nas redes sociais, no qual militares tocavam um medley-funk que inclui o clássico ”Don’t Stop The Rock”, da banda Freestyle. A música, que foi base para a escola do funk carioca, faz parte do repertório da Banda do Imperador, uma turma de músicos do Exército que existe há 95 anos.
Com aproximadamente 100 integrantes, a banda tem, entre músicas populares, clássicas, eclesiásticas e militares, um repertório de 1.500 canções. O funk escolhido, sucesso nos anos 90, é executado geralmente em treinamentos da banda.
”A música foi escolhida porque nós ensaiamos grandes sucessos”, disse o tenente coronel Luciano Braga de Melo, responsável pelo batalhão.
Na maioria das vezes, o trabalho da tropa consiste em apresentações musicais e cerimônias, como formaturas, recepção de figuras do Exército, desfiles, conclusão de cursos, confraternização e bailes.
Em entrevista ao portal G1, o tenente-coronel contou que a banda costuma se apresentar entre as organizações militares do Rio, atendendo os quartéis da Tijuca, Maracanã, São Cristóvão, Centro e da Zona Sul.
”A nossa média são duas missões por dia. A gente normalmente divide a banda no meio: uma parte vai cumprir a missão e a outra fica no adestramento. Tem muita demanda. Em média, cada organização tem uma formatura por semana”, disse Luciano.
Atualmente, a banda tem apenas uma mulher como integrante, que toca flauta transversal, como mostra a foto abaixo.