O Dia vinha sofrendo problemas nos últimos anos, tendo deixado de ser o jornal mais vendido no Rio de Janeiro, hoje é o 4o mas o 2o em faturamento. Foi fundado em 1951 por Adhemar de Barros (famoso governador de São Paulo) mas passou para Chagas Freitas, então deputado federal e que usou o jornal para se tornar governador do Rio de Janeiro por 2 vezes.
Antes do interesse do grupo Ongoing, as herdeiras de Ary Carvalho (que comprou o jornal de Chagas em 1983) receberam propostas desde Anthony Garotinho até Edir Macedo. Já o grupo português teria tido como alvo o Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil, mas desistiu do negócio pelos problemas financeiros do jornal.
Uma curiosidade sobre o grupo Ongoing no Brasil é que o ex-ministro Zé Dirceu (cassado pelas acusações de mensalão do PT) é colunista do jornal e sua esposa foi a responsável pelo evento de lançamento.
Mesmo assim é saudável entrar no jogo da imprensa carioca, o monopólio de O Globo não é saudável (como não seria se fosse do JB, do O Dia ou até do Diário do Rio). Soma ao fato que O Dia anda precisando realmente de uma mudança editorial.
Fontes: Radar Online e M&M Online