Nesta quinta-feira, (29/08), Marcelo Queiroz, Secretário de Meio Ambiente do município, falou à CPI das Enchentes, presidida pelo vereador Tarcísio Motta (Psol).
Para Tarcísio, apesar de a Secretária desenvolver programas como reflorestamento, agroecologia e conservação de rios, a prefeitura não tem política de meio ambiente de forma integrada na cidade:
“Essas ações precisam estar conectadas com a prevenção e a mitigação das enchentes. Isso me pareceu frágil na fala do secretário, assim como a questão orçamentária. É preciso dinheiro para que essas coisas se conectem e façam sentido para que a prefeitura possa de fato evitar que as pessoas morram por causa das fortes chuvas, que são previsíveis”, disse Tarcísio.
De acordo com a Comissão Parlamentar de Inquérito, ao responder as perguntas dos parlamentares, ficou claro que a Secretaria não participa do Plano de Manejo de Rios, nem da Revisão do Plano de Saneamento. O Fórum Carioca de Mudanças climáticas, previsto por lei desde 2011, também não saiu do papel.
Ainda segundo a Comissão, os servidores também informaram que não há nem um órgão, autarquia, empresa municipal ou fundação vinculada à Secretaria, o que no entendimento dos parlamentares, é mais uma confirmação de que a prefeitura não dá a devida importância ao órgão. Entre os dados fornecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, apenas 12% dos rios (31 dos 267 que correm pela cidade) estão contemplados pelo programa Conservando Rios, que recolhe resíduos dos cursos de água.
“Meio ambiente é um tema que atravessa uma série ações, desde a conservação dos rios até a o monitoramento dos eventos meteorológicos. É preciso ter um plano para isso, gerar banco de dados que nos permitam pensar as políticas públicas”, destacou Tarcísio Motta.
Marcelo Queiroz, Secretário que falou à CPI nesta quinta-feira, informou ao DIÁRIO DO RIO que: “Assumi a Secretaria em abril desse ano. Hoje estamos fazendo um trabalho de organização orçamentária que será importante para o futuro do meio ambiente e estamos focando em ações pragmáticas. É um mutirão de esforços.”