Passa Copa, vem Copa e muda técnico, times, chances de vencer mas há uma coisa que não muda no Rio de Janeiro, o costume de enfeitar as ruas para os jogos, uma tradição carioca, especialmente nos subúrbios. Que inclusive foi motivo de concurso durante o Pan do Rio, o “Nossa Rua, Nosso Pan”, que teve como vencedor a Rua Taturana em Vicente de Carvalho.
Este ano, para a Copa de 2010, a tradição volta e desta vez a competição vai ser acirrada. É que a Antártica e a Suvinil lançaram uma promoção, o “Rua Gente Boa"" para premiar as ruas que estiverem mais bonitas, e as três pinturas mais criativas, selecionadas por um júri serão premiadas com uma TV de plasma, um aparelho de hometheater e uma geladeira exclusiva da Antarctica, grafitada pelos artistas especialmente para o concurso. Os vencedores ganharão ainda uma festa exclusiva para 50 amigos.
Além das ruas pintadas pelos moradores, o “Rua Gente Boa” vai presentear os cariocas com pinturas de grafiteiros como Toz e BR (integrantes do Flashbackcrew), Mateu Velasco e mais alguns convidados, fazem parte do grupo que está pintando 14 ruas da cidade, das quais em 13 serão retratadas as histórias das últimas copas, entre 1958 e 2006. Na 14ª rua será pintada a história da competição de 2010, que será desenhada durante os sete jogos. As ruas são:
Copa de 58: Santa Tereza (Almirante Alexandrino próximo ao nº 501)
Copa de 62: Botafogo (Voluntários da Pátria, 234 esq. Com Rua Sorocaba)
Copa de 70: Jacarepaguá – Praça Seca (Praça Barão de Taquara, 21)
Copa de 66: Madureira (Av. Ministro Edgar Romero, 433)
Copa de 74: Flamengo (Rua Barão de Itambi, 02) data 27/04
Copa de 78: Méier (Rua Dias da Cruz, 705) data 29/04
Copa de 82: Tijuca (Rua Major Ávila, 249) data: 01/05
Copa de 86: Água Santa (Rua Borja Reis, 825) data: 04/05
Copa de 90: Bangu
Quem quiser acompanhar o concurso dá para acompanhar um mapa com as ruas participantes, fora a entrada em outras mídias que pode ser vista direto pelo site. Ou se preferir pela hashtag #ruagenteboa, no perfil do Twitter ainda rolam outras promoções.
A Antártica também vai fazer uma edição especial de 600 mil latas tendo como tema a pintura de ruas. O que me deixa bem feliz, é raro esta homenagem direta ao subúrbio carioca com sua alegria e uma cultura própria que acaba atingindo o país todo. Fomentar esta arte que acaba durando anos, de vez em quando ainda passo por um muro com o Naranjito (Copa de 1982).
Abaixo o vídeo feito na pintura feita na Praça Seca, meu bairro: