A deputada federal Clarissa Garotinho (PROS-RJ) está apresentando requerimentos de informações ao Ministério do Turismo, à TurisRio (governo do estado) e à Riotur (Prefeitura do Rio) para saber, entre outras coisas, quais ações foram implantadas, este ano, em relação ao fomento do turismo na cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa foi tomada após ser divulgado, nesta terça-feira (03/12), um relatório da Euromonitor International mostrando que o Rio de Janeiro saiu do ranking das 100 cidades mais visitadas no mundo.
“É inconcebível que o município conhecido mundialmente como ‘Cidade Maravilhosa’ não seja nem a centésima região mais visitada no mundo, principalmente se levarmos em consideração que o turismo é um dos negócios mais estratégicos do Rio de Janeiro. Precisamos entender onde estamos falhando e propor políticas públicas que modifiquem esse quadro. Pelas belezas naturais que abriga, era para o Rio ser um dos primeiros do ranking”, disse Clarissa.
Segundo a parlamentar, “não dá para entender o fato de não termos, há muitos anos, um presidente da Embratur que seja do Rio. Afinal de contas, o Rio é a capital turística do Brasil, a porta de entrada dos turistas no país, é a vitrine no exterior”.
Veja alguns dos questionamentos do requerimento de informações a ser encaminhado para o Ministério do Turismo:
1 – Quais ações foram realizadas no ano de 2019 para fomentar o turismo na cidade do Rio de Janeiro?
2 – Quais ações já estão planejadas para o ano de 2020 para fomentar o turismo na cidade do Rio de janeiro?
3 – Quanto foi investido no ano de 2019 para atração de turistas nacionais e internacionais para a cidade do Rio de Janeiro?
4 – O Ministério do Turismo possui algum planejamento específico para os próximos anos para o desenvolvimento do turismo da cidade do Rio de Janeiro? (Caso positivo, trazer esta informação detalhando o planejamento)
5 – O Ministério do Turismo trabalha com alguma estratégia específica para recolocação e manutenção do Rio de Janeiro entre as 100 cidades mais visitadas do mundo?
6 – O Ministério do Turismo realizou no ano de 2019 ou tem planejamento de realização para no ano de 2020 de ações integradas com o Governo do Estado do Rio e com a Prefeitura da Cidade do Rio para a promoção do turismo na capital fluminense? (Caso positivo, detalhar as ações integradas com os demais entes federativos)
7 – Na análise do Ministério do Turismo, quais foram os motivos que levaram o Rio de janeiro a deixar de figurar entre as 100 cidades mais visitadas do Mundo?
8 – Por que, no ano de 2019, o Brasil não possui nenhuma cidade entre as 100 mais visitadas do mundo?
Não vi nenhuma preocupação da parte da parlamentar.em questionar o que está sendo feito a nível de segurança pública para acabar com essa sensacao de cidade em guerra aos governos estadual, municipal e federal do Rio de Janeiro!
Não acho que seja a violência o problema pois México e Columbia ganham 25 milhões de turistas (Brasil 5, igual Cuba). Como você falou o problema e ter preços altos para uma qualidade péssima, nem no aeroporto se fala inglês. Tudo e feito de qualquer forma, mal organizado. Filas enormes nós atrativos. Nenhum museu tem tradução em inglês etc…
Perguntar não ofende. Mas sendo sincero, não consigo imaginar o turismo crescendo com os nossos níveis de violência, a nossa falta de insfraestrutura adequada sobretudo transporte e hospedagem e os preços praticados na cidade que não consegue oferecer esses requisitos básicos.