Cedae vai aplicar carvão ativado na água do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Vanor Correal

A Cedae vai adotar em caráter permanente a aplicação de carvão ativado pulverizado no início do tratamento da água distribuída pelo reservatório do Guandu a grande parte da população do Rio de Janeiro. A medida será adotada pela companhia de distribuição de água para reter a alga geosmina, que tem causado cheiro forte e turbidez na água distribuída.

Apesar de ter adotado a medida, a Cedae avisou em nota que os testes realizados pela companhia nos últimos dias apontam que a água fornecida está dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, e própria para o consumo.

Segundo a Cedae, esse método vem sendo utilizado em estados como São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, por exemplo, onde o problema tem maior recorrência. A última vez que a companhia identificou a presença de geosmina na água foi em 2004 e, na época, avaliou-se que não seria necessário adotar medida semelhante.

Amostras de terça-feira, 7/11, não apresentaram mais nenhuma alteração no cheiro e no gosto. Ao longo do sistema, porém, a água ainda pode apresentar gosto e cheiro alterados em alguns locais. Por isto, a Cedae continuará monitorando todo o sistema de abastecimento ao longo da semana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cedae vai aplicar carvão ativado na água do Rio de Janeiro

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite
    Muito fácil falar que não tem problema com água, mas nós população é que sabemos o que passamos por estar consumindo esse tipo de água imprópria. Parem de dar desculpa atente para as necessidades da população a minha casa está com alteração na água também gosto e cheiro ruim.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui