O Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro reuniu-se, na sede da Fecomércio-RJ, para analisar os avanços obtidos pela Secretaria de Turismo (Setur-RJ), durante o ano de 2019. Temas como a participação em feiras nacionais e internacionais e o reposicionamento do Rio de Janeiro no cenário econômico foram debatidos entre os representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao trade turístico.
O secretário de Turismo, Otavio Leite, abriu a pauta falando dos resultados obtidos com a participação do Rio de Janeiro em feiras de relevância internacional como a ITB Alemanha, Fiexpo Latino América, FIT, WTM Londres e ainda nas feiras nacionais ABAV (São Paulo) e Festuris (Gramado). Durante a fala, Otavio anunciou a participação do Rio de Janeiro na Fitur – Feira Internacional de Turismo, que acontecerá em Madri, na Espanha, dos dias 22 a 26 de janeiro.
Durante a reunião foram debatidos temas como os avanços na Segurança Pública no que tange ao Turismo e a redução dos índices de criminalidade. As iniciativas integradas entre as Secretarias de Polícia Civil e Polícia Militar também foram destaques com a participação do comandante do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), tenente-coronel, Vitor Valle, e da delegada da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), Bianca Lima.
Entre as demandas do setor hoteleiro, os representantes citaram desafios e avanços para o período do Carnaval, com a participação ativa de integrantes da área de eventos. De acordo com a RioTur, os blocos e festas carnavalescas já estão a todo vapor na cidade do Rio de Janeiro, que em 2020 estima a chegada de 1,9 milhão de turistas para o período do feriadão. Outra solicitação do trade foi o aumento de ações para movimentar a rede hoteleira do interior.
“A reunião do Conselho Estadual de Turismo foi importantíssima para avançarmos nas ações e melhorias relacionadas ao setur. Este ano, estamos motivados para continuar conquistando mais espaços e estabelecer novas iniciativas com foco na melhoria de políticas públicas para fomentar a economia do Estado por meio do setor. O Turismo é o novo petróleo e tem potencial para impulsionar a economia do Rio de Janeiro”, finalizou o secretário Otavio Leite.