O ditado já diz: quem tem um amigo, tem tudo. E a ciência comprovou.
Sim, diversos estudos apontam os benefícios de uma amizade. Esse sentimento é especialmente celebrado em julho. No dia 20, comemora-se o Dia do Amigo, e no dia 30, o Dia Internacional da Amizade.
Você já refletiu sobre o quanto seus amigos te fazem bem? Talvez você já tenha clareza sobre o valor dos seus amigos e o quanto eles te fazem sentir bem e melhor quando estão por perto. No entanto, estou aqui para mostrar que muitos dados foram coletados sobre essas relações que construímos ao longo da vida.
Um dos maiores estudos sobre saúde humana, realizado em Harvard, revelou algo curioso: o que mais contribui para a saúde não é a alimentação, riqueza, genética ou rotina, mas sim, os amigos!
Outros estudos mostraram que os amigos podem aumentar em até 50% a expectativa de vida. Pessoas com mais de 70 anos passam a ter uma chance 22% maior de chegar aos 80 anos.
Existem evidências de que o cérebro responde melhor aos amigos do que a estranhos. A presença dos amigos ativa áreas cerebrais que estimulam a saúde mental e o bem-estar em geral. Ter amigos faz bem literalmente ao coração e ao corpo, prevenindo diversas doenças. A amizade faz com que o hormônio do amor, conhecido como ocitocina, seja liberado em maior quantidade. Esse é o mesmo hormônio liberado pelas mães durante o parto, estimulando aquele amor incondicional por seus filhos. A ocitocina estimula nossas relações interpessoais, reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, diminuindo o risco de derrames e ataques cardíacos.
Além de todos esses benefícios comprovados, existem aqueles que são imensuráveis. Ter um ombro amigo nos momentos mais desafiadores, receber mensagens de apoio e desfrutar da companhia que nos faz rir. Além disso, ter alguém com quem compartilhar as vitórias. Ter amigos é verdadeiramente uma bênção, um presente divino.
Então, anote na agenda para não esquecer de enviar aquela mensagem carinhosa para seus amigos. Isso fará bem a você e também a eles.