Não por acaso, a Festa Literária de Paraty Preta, FLIP Preta 2023, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de Julho, tem como tema a Educação Antirracista. O ensino antirracista, pautado na Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, é um dos mecanismos importantes para corrigir esse cenário e mudar a forma de educar. Será uma oportunidade de conversar e debater e assim, buscar a equidade na educação e na nossa sociedade.
A Lei 10.639, de 2003, que inclui o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras no currículo das redes de ensino completa 20 anos, é um marco na educação antirracista. A Educação Quilombola pode ampliar outras “leituras do Mundo”!
Linha do Tempo
A primeira Feira Literária de Paraty Preta, FLIP Preta, aconteceu em 2019 para comemorar os 20 anos da titulação do Quilombo do Campinho da Independência, a primeira comunidade a ser titulada no Estado do Rio de Janeiro.
O evento aconteceu de 11 a 14 julho, no território do Quilombo do Campinho da Independência. A programação incluiu shows, teatro, poesia, oficinas, rodas de conversa e uma programação voltada às crianças. Durante os dois anos de pandemia Covid 19, a organização da FLIP Preta respeitou as orientações dos cientistas e não realizou o evento.
Nesse ano de 2023, após a Organização Mundial da Saúde anunciar no dia 5 de Maio que estava encerrando a emergência declarada à Covid-19, estamos organizando a FLIP Preta 2023 com a finalidade de marcar a luta e a resistência do povo negro e quilombola do Campinho e do país todo, através da Literatura e da troca de saberes. Inspirados no atual momento político, o tema da FLIP Preta 2023 é Educação Antirracista e para isso montamos uma programação com rodas de conversas sobre a Lei 10.639, com mestres e mestras da Cultura Quilombola, sobre a Saúde da População Negra, importante conhecimento compartilhado na oralidade, e uma roda sobre a Diáspora africana e como ela marca a nossa Cultura brasileira. Além das já esperadas apresentações musicais, lançamentos de livros de autores quilombolas e dos saraus do Meio Dia, a FLIP Preta 2023, montará um espaço especial para crianças e adolescentes tomarem contato com a literatura criada por autores e autoras negros.
Quilombo histórico
Localizado entre os bairros de Pedra Azul e Patrimônio, à 13 km do centro de Paraty, cidade da região sul do Estado do Rio de Janeiro, o Quilombo do Campinho da Independência surge no século 19, a partir da resistência das três matriarcas; vovó Antonica, tia Marcelina e tia Maria Luiza. É o primeiro Quilombo reconhecido e titulado do Estado do Rio e um dos primeiros do Brasil.
Serviço
FLIPPreta 2023
Quilombo do Campinho da Independência – BR Rio-Santos, Km 588, Paraty, RJ
Dias 21, 22 e 23 de Julho, sexta-feira, sábado e domingo
Gratuito