A mais antiga escola laica do Rio de Janeiro comemora 160 anos nesta quinta-feira

Colégio Cruzeiro foi criado em 1º de setembro de 1862

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Criado em 1º de setembro de 1862, o Colégio Cruzeiro completa, este ano, 160 anos. A mais antiga escola laica do Rio de Janeiro nasceu sob a inspiração do conhecimento científico, criada pela colônia alemã que elaborou a Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH) para ser a mantenedora do colégio. A escolha do nome foi em homenagem ao cientista e naturalista Alexander von Humboldt, gênio em diversas áreas, que influenciou, entre muitos, Charles Darwin, e também o pensamento pedagógico do colégio. As comemorações começam no dia 03 de setembro, sábado, quando os alunos vão abrir uma cápsula do tempo fechada há 10 anos, em solenidade na unidade do Centro da cidade, às 8h da manhã.

Em seus 160 anos de existência, o Colégio Cruzeiro é a escola de ensino da língua alemã mais antiga do Brasil. Formou milhares de alunos, participou da história do país e continua fiel às crenças de seus fundadores. “O imperador Pedro II ia, regularmente, à escola para falar alemão com os alunos”, exemplifica o Diretor Vice-Presidente da SBH, Ronald Sharp Junior.

A Segunda Guerra Mundial impactou o ensino e a escola foi fechada por força do Estado Novo. Em 1999, o Colégio Cruzeiro acompanha a expansão do Rio de Janeiro e, cria a unidade Jacarepaguá, desenhada por uma ex-aluna e arquiteta, segundo critérios modernos bioclimáticos, com uma vasta área verde, incrustada no meio de uma floresta. Ao longo dos anos, essas e muitas outras histórias se passaram.

Advertisement
SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

“É um orgulho zelar pela manutenção da história desse importante colégio e ajudar na construção do futuro desses alunos e das gerações que ainda virão para nossas salas de aula”, afirma a gerente da Sociedade Beneficência Humboldt (SBH), mantenedora do Colégio Cruzeiro, Claudia Paiva.

Atualmente, os alunos têm acesso a mais dois idiomas além do idioma alemão original: o espanhol e o inglês. A escola é a que mais certifica em toda a América Latina para o exame Cambridge de proficiência na língua inglesa, com 98% de aprovação.

O ensino musical continua tendo destaque, com as Atividades Extraclasse e os eventos voltados para a área. O Colégio Cruzeiro também possibilita aos alunos a oportunidade de ingressar diretamente em universidades estrangeiras, como a Universidade NOVA, de Portugal, considerada uma das 10 melhores instituições europeias, as escolas preparatórias alemãs, os Studienkollegs, e o Instituto Superior de Gestão (ISG) de Portugal.

A formação integral do ser humano continua sendo a meta da direção pedagógica, tendo o programa de voluntariado (uma das tríades da formação integral) como grande incentivo para os alunos. A Ação Social da Instituição inclui trabalhos sociais com idosos do Retiro Humboldt, mantido pela SBH, doação para moradores em situação de rua, interação com crianças de orfanatos e, há dois anos, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio voltaram a reforçar a tradição da viagem para a Alemanha – a Viagem de Estudos –, onde têm a possibilidade de visitarem parques, escolas, empresas, creches, campos de refugiados e centros culturais.

“A formação integral dos alunos mobiliza as ações educacionais ao longo de toda trajetória dos estudantes. É gratificante perceber que eles saem daqui, conquistam seus objetivos, atuam como profissionais diferenciados e se destacam como pessoas que privilegiam o respeito, a inclusão, a diversidade e primam pela solidariedade”, explica a Diretora Pedagógica Estratégica, Ana Paula Ramos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A mais antiga escola laica do Rio de Janeiro comemora 160 anos nesta quinta-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui