Foi lançado, na última quarta-feira, 10/8, “A mão e a luva: o que elege um presidente”, novo livro de Alberto Carlos Almeida, com coautoria de Tiago Garrido. A obra aborda as oito eleições presidenciais ocorridas no Brasil entre 1989 e 2018, e também as próximas eleições de 2022.
Ao contrário de seu homônimo (A mão e a Luva, que é também o título do segundo romance de Machado de Assis, publicado em 1874), o livro de Alberto Carlos e Tiago Garrido não é uma história de amor, apesar de também ter como pano de fundo uma disputa. Afinal, enquanto o livro de Machado gira em torno de Guiomar, uma mulher de personalidade forte, que é cortejada por três pretendentes a marido, o livro de Alberto Carlos e Tiago trata de outros pretendentes: ao de mandatário maior da nação, tentando responder o que leva alguém a vencer uma eleição presidencial.
Alberto e Tiago respondem essa questão utilizando dados de inúmeras pesquisas de opinião realizadas em mais de 20 anos de democracia, e, segundo os autores, é, sim, possível prever quem vencerá uma eleição. O livro traz uma visão holística e sistêmica da realidade, mobilizando conhecimentos de diversas áreas das ciências sociais – Ciência Política, Economia, Sociologia, Psicologia Social e Comunicação – para compreender as escolhas da população, num texto cativante e envolvente, repleto de informações e evidência empíricas, recheado de profundas reflexões sobre a política.
Alberto Carlos Almeida, Doutor em Ciência Política, já é conhecido do grande público pelos bestsellers “A cabeça do brasileiro”, “O voto do brasileiro” e “A cabeça do eleitor” (todos pela Record), e Tiago Garrido, que faz seu debut, é Geógrafo, professor e mestre em Geografia, e foi o responsável pela compilação e análises desses dados.
Entre os cerca de 100 convidados que marcaram presença no evento realizado na Livraria da Travessa, em Ipanema, estiveram nomes como o cientista político Jairo Nicolau, o SubSecretário de Grandes Eventos de Turismo, Fred Pontes, além de diversas personalidades e empresários ligados ao mundo político.