A Escola de Artes Visuais do Parque Lage inaugura no dia 17 de outubro de 2024 a exposição “A Natureza dos Encontros”, com obras recentes e inéditas do artista visual Carlos Bevilacqua, professor da instituição. A mostra, que conta com a curadoria de André Sheik, exibirá 24 esculturas de escalas variadas, realizadas nos últimos três anos, e ficará aberta ao público até o dia 8 de dezembro de 2024, nas Cavalariças.
Bevilacqua, conhecido por sua vasta produção escultórica ao longo de mais de 35 anos, trabalha com uma combinação única de materiais como aço, madeira, borracha, vidro, mármore e pedra. Suas obras sugerem um sistema complexo de pesos, contrapesos e estados flutuantes, investigando as interações entre massa e vazio, equilíbrio estático e energia potencial. A exposição destaca a investigação contínua do artista sobre conceitos fundamentais como tempo, espaço e movimento, além de explorar símbolos e narrativas ancestrais.
“Cada escultura trata de uma força. O encontro dos elementos é ‘anatômico’, conectado sob pressão ou equilíbrio, gerando uma espécie de natureza com suas próprias leis,” revela Bevilacqua sobre seu processo criativo.
O curador André Sheik destaca que as obras de Bevilacqua promovem uma conexão entre o concreto e o mistério. “As esculturas traçam eixos entre o céu e a terra, entre o mitológico e o real. A despeito de sua profundidade reflexiva, o espectador se sente convidado a conectar-se com as obras, quase como se pudesse tocá-las e dar-lhes vida,” analisa Sheik.
Serviço:
- Exposição: “A Natureza dos Encontros” – Carlos Bevilacqua
- Curadoria: André Sheik
- Abertura: 17 de outubro de 2024, às 19h
- Encerramento: 8 de dezembro de 2024
- Local: Cavalariças – Escola de Artes Visuais do Parque Lage
- Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Rio de Janeiro – RJ
- Visitação: De quinta a terça, das 10h às 17h (fechado às quartas)
- Entrada: Gratuita
- Informações: (21) 2216-8505