Na última segunda-feira (07/03), o Rio de Janeiro pôs um fim a obrigatoriedade da máscara, de acordo com uma decisão tomada pelo Comitê científico da Prefeitura do Rio, publicado em edição extra do Diário Oficial, liberou do uso de máscaras em espaços abertos e fechados na cidade. Com o fim do decreto oficial de obrigatoriedade, muitos outros municípios cariocas estão seguindo os passos do Rio.
Como Nova Iguaçu, que nesta quarta-feira (09/03) informou, através da prefeitura, que o uso de máscaras também não será mais obrigatório e a decisão será pública no diário oficial ainda hoje. Porém, cada estabelecimento tem autonomia para decidir sobre a obrigatoriedade da máscara, por isso é importante andar com uma máscara nos bolsos ou mochilas, para evitar ser barrado em algum local.
O Rio de Janeiro é a primeira capital do país que colocou um fim no uso obrigatório, e para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a liberação do uso de máscaras em ambientes fechados é uma decisão precipitada. Raphael Guimarães, pesquisador em saúde pública, alegou que o Rio de Janeiro é uma região grande e que está em momentos diferentes da vacinação e que futuramente pode gerar um problema.
“O Rio de Janeiro não é uma ilha, está cercado por outras cidades da Região Metropolitana, com índices de coberturas vacinais e taxas vacinais diferentes”, disse o pesquisador.