Aeroporto do Galeão volta a ter voos diários para Roma

Companhia ITA Airways espera uma movimentação de quase 50 mil passageiros entre o Rio e a capital italiana na alta temporada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pista do Aeroporto do Galeão - Foto: Reprodução

A companhia ITA Airways retomou as suas operações rumo a Roma a partir do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), nesta segunda-feira (30). De acordo com a companhia serão realizados voos diários rumo ao Aeroporto Internacional de Roma/Leonardo da Vinci (Fiumicino), até o fim da próxima alta temporada, que se encerra em fevereiro de 2024. A expectativa é de que 49 mil passageiros circulem entre a Cidade Maravilhosa e a Cidade Eterna.

“Nós temos feito todos os esforços. Eu acho que a confiança das empresas que optam pelo Galeão e por voar diretamente para o Rio de Janeiro vem mostrando que essa recuperação e que esse esforço vem dando certo. A gente acredita que nas próximas duas semanas haja uma decisão definitiva sobre a coordenação dos aeroportos no TCU. Temos trabalhado junto à área técnica para garantir isso, para quem sabe a ITA aumente ainda mais seus voos aqui para a cidade do Rio de Janeiro, trazendo mais oportunidades para todas as pessoas que querem nos visitar”, disse Chicão Bulhões (PSD), secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico.

Alessandro Cortese, embaixador da Itália, destacou que o aumento da frequência dos voos diários entre o Brasil e a Itália fez com o País atingisse o primeiro lugar, em termos absolutos, em transporte de passageiros pela ITA Airways.

“No último ano e meio, junto dos Estados Unidos, o Brasil tornou-se para a ITA o primeiro país em termos absolutos com relação ao aumento de capacidade de transporte de passageiros graças ao aumento das frequências dos voos diários. Isso foi possível por meio dos contínuos investimentos de inovação, sustentabilidade e digitalização dos serviços e a consequente e crescente satisfação por parte dos consumidores brasileiros. Espero, portanto, que a nova rota represente mais um importantíssimo passo para o crescimento da nossa companhia aérea no Brasil”, destacou o embaixador de Roma, cujo nova rota deve movimentar 11,5 mil passageiros, em novembro; 24 mil, em dezembro; e mais 13 mil pessoas, em janeiro de 2024.

Advertisement

“Essa nova rota fortalece nosso foco de crescimento na América do Sul. As rotas internacionais transatlânticas são muito importantes para nós, a ponto de terem uma participação de 45% da nossa produção total. Somos uma companhia muito jovem, apenas dois anos, mas crescemos muito rápido. Até setembro foram transportados 11 milhões de passageiros. Isso representa um crescimento de 54% em relação ao ano anterior”, ressaltou a CCO da ITA Airways, Emiliana Limosani.

“Hoje é um dia muito importante para nós. Estamos reconectando o Rio de Janeiro com Roma, cidades conhecidas mundialmente pelas suas belezas naturais e histórias. Com essa nova rota diária, trazemos para a cidade do Rio mais turistas, mais empregos e novos negócios”, afirmou Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão.

Novas rotas internacionais do RIOgaleão em 2023

Além da ITA Airways, outras companhias aéreas também estão apostando no terminal da Zona Norte do Rio. A JetSMART inaugurou o voo para Montevidéu (Uruguai), acrescentou um voo à rota para Santiago (Chile) e aumentará, de seis para 10 partidas, as operações para Buenos Aires (Argentina). Em julho, a Latam retomou os voos para Buenos Aires, além de aumentar para 17, o número de operações semanais para Santiago.

A espanhola Iberia aumentou para quatro, os voos semanais entre Rio e Madri e, até junho de 2024, deve aumentar para seis. Já a British Airways passou a oferecer operações diárias em outubro e deve aumentar voos diários rumo à capital portenha via RIOgaleão. A portuguesa TAP expandiu a sua malha para a capital lusitana, de dez para onze voos por semana, e pretende operar até dois voos por dia  na rota, entre 23 e 31 de dezembro.

De dezembro a fevereiro 2024, a Delta oferecerá voos diários para para Nova York (Estados Unidos) na sua rota sazonal. Também para o mesmo destino, a American Airlines tomou posicionamentos distintos: de outubro a março de 2024, terá três saídas semanais e, entre 21/12 e 06/01, contará voos diários. Já a Delta retomará os voos para Atlanta (EUA), durante todo o ano de 2024, sendo que, de dezembro a março, serão diários; e no verão no hemisfério Norte terá três partidas semanais. Em dezembro, a Paranair iniciará a sua operação sazonal, entre 26 de dezembro e 10 de fevereiro, com três operações semanais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aeroporto do Galeão volta a ter voos diários para Roma
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Galeão ressurgindo das cinzas! A cada dia uma nova boa notícia que continue assim! Parabéns #GovernoFederal #GovernoEstadual #GovernoMunicipal e #PovoCarioca

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui