A VEZ DOS AMBULANTES
Essa semana foi a vez dos ambulantes ocuparem as galerias da Câmara Municipal – e presenciarem um papelão por parte dos Vereadores…
Estava para ser votado o PL 779/2010, de autoria dos Vereadores Reimont (PT), Leonel Brizola (PSOL), Clarissa Garotinho (PR, hoje Deputada Federal) e Jorge Felippe (PMDB), que regulamente o trabalho dos vendedores ambulantes em diversas formas, como o que pode e o que não pode ser vendido, locais, etc.
Apesar de estar no final da Ordem do Dia, um grupo de vereadores capitaneava a inversão de pauta para possibilitar a votação do texto, aproveitando as galerias cheias.
Até que, em determinado momento, não havia mais quórum suficiente para as votações e os – poucos – vereadores que sobraram no plenário foram obrigados a ir para casa.
A REVOLTA
A partir daí, os ambulantes começaram a gritar palavras de ordem e insultos contra os parlamentares. Reimont e Paulo Pinheiro (PSOL) se viram obrigados a tentar acalmar os ânimos da galera e disseram que todos eles poderiam falar o que quisessem, que estariam ali para escutar.
O Presidente da Câmara, Jorge Felippe, um dos autores do PL, tentou argumentar, em vão. Portanto, ficou quieto em sua cadeira, escutando as reclamações dos populares por mais uns vinte minutos. Com a sessão encerrada.
QUEREM QUE SEJA LEI!
O Vereador Dr. João Ricardo (sem partido) está lutando para que seu PL 277/2013 seja logo uma lei de verdade! O texto permite que animais possam ser enterrados em cemitérios da Prefeitura, com a justificativa de que, muitas vezes, os donos não tem o que fazer com o corpo quando o animal vem a falecer.
Muita gente já se colocou contra a ideia.
DANÇA DAS CADEIRAS
Nas últimas semanas temos tido uma verdadeira dança das cadeiras na Câmara Municipal, com diversos parlamentares mudando de partido. O PMDB tem sido o maior beneficiado e já conta com 19 vereadores – e a tendência é continuar aumentando.
Diz a rádio corredor que Júnior da Lucinha (PSDB) e Professor Rogério Rocal (PSDC) serão os próximos a migrar. Com isso, o partido já tem quase metade do total de vereadores.
AS ESCOLHAS DE LAURA
Laura Carneiro, 2a secretária da Casa, estava no PTB e foi junto com a onda para o PMDB.
Além disso, também aproveitou e decidiu que aproveitará a vaga de Deputada Federal. Ela é suplente de Sérgio Zveiter (PSD) que agora é Secretário Municipal de Habitação.
De toda forma, ela também já decidiu que irá voltar para a vereança no ano que vem, para concorrer ao cargo novamente. Vale lembrar que Laura já foi Deputada Federal por três mandatos há alguns anos.