Volta aos trabalhos (ou quase)
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro é conhecida por ter um dos maiores períodos de recesso em todo o país. Ao todo, são 90 dias, sendo 30 no meio do ano e 60 entre os dias 15 de dezembro e 15 de fevereiro.
A volta oficial começou, como previsto, na última segunda-feira (15 de fevereiro), com a leitura da mensagem do Poder Executivo sobre as metas do ano. Infelizmente, não foi pra todo mundo que valeu a volta, afinal, quase não tinham vereadores na casa para assistir a abertura dos trabalhos deste último ano da 9ª Legislatura.
Já na terça…
A volta oficial do plenário, quando (teoricamente) deveriam ser votadas as comissões temáticas, deu em água.
Ao invés de postularem aos cargos para as comissões, o Presidente Jorge Felippe (PMDB) decidiu tentar montar via consenso, com um grande acordo entre os líderes partidários.
Pois bem, acontece que todos assinaram o acordo, exceto Teresa Bergher (PSDB) e Jefferson Moura (Rede). A ideia era que fossem mantidos os mesmos nomes do ano passado para não haver maiores discussões e brigas entre os parlamentares, tal como em 2015.
Só na quinta…
É que o acordo, finalmente, foi assinado, exatamente como queria Felippe e enquanto isso não estivesse resolvido, não poderia haver Ordem do Dia, logo, não poderíamos ter as tão importantes votações de nomes de rua para a Cidade do Rio de Janeiro.
Habemus Pauta!
Então, nobres colegas cariocas, a partir da próxima terça-feira, 23, teremos pauta de votações na Câmara Municipal. E aí sim, o ano começa de verdade. Feliz 2016!