A Unidos do Viradouro conquistou o título de campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024, alcançando um total de 270 pontos. A escola de samba de Niterói encerrou a segunda noite de desfiles do Grupo Especial, deixando o público extasiado com sua performance marcante.
Sob a batuta do carnavalesco Tarcísio Zanon, a Viradouro apresentou o enredo “Arroboboi, Dangbé”, destacando a força da mulher negra através do culto à cobra sagrada e à sabedoria africana. O enredo trouxe à avenida um verdadeiro exército de mulheres negras, desmitificando a história da batalha que transformou uma cobra em deusa na África.
A energia do culto ao vodum serpente foi o ponto central do desfile, retratando a força manifestada desde épicas batalhas na Costa Ocidental da África até as lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé, iniciadas espiritualmente pelas sacerdotisas voduns. A comissão de frente da escola deu o tom do desfile, apostando no rito da proteção das guerras, com dança, performance e maquiagem fluorescente.
Este é o terceiro título da Unidos do Viradouro, que anteriormente foi campeã em 1997 e em 2020.
Como vice-campeã, a Imperatriz ficou em segundo lugar com o enredo “Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda”, com 269,3 pontos. Já a Porto da Pedra, que subiu para o Grupo Especial em 2023, foi rebaixada e volta para a Série Ouro.
O colunista do DIÁRIO DO RIO, Bruno Kazuhiro, já tinha dado como palpite a vitória da Vermelho e Branco de Niterói e o rebaixamento da Porto da Pedra. “Um fenômeno comum no Carnaval Carioca também deve se repetir: a queda da escola que acabou de subir, com o rebaixamento da Porto da Pedra.” palpitou Bruno.