Abastecimento de água é reduzido em 20 bairros da Zona Oeste e na Região Metropolitana

A Rio+Saneamento informou que uma falha eletromecânica na Elevatória do Lameirão afetou o abastecimento da região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fábio Caffé (Coordcom/UFRJ)

A Rio+Saneamento informou que uma falha eletromecânica na Elevatória do Lameirão afeta o abastecimento em 20 bairros da Zona Oeste do Rio nesta sexta-feira (19/05). A unidade, que faz parte do Sistema Guandu, operado pela Cedae, teve a capacidade de distribuição reduzida durante a madrugada para a realização de reparos emergenciais. Com isso, segundo a companhia, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu também trabalha abaixo da capacidade.

O serviço reduz o abastecimento na maior parte da área de atuação da Rio+Saneamento na Zona Oeste. Os bairros impactados são: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Guaratiba, Gericinó, Inhoaíba, Jabour, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Sepetiba, Vila Kennedy e Vila Militar.

A previsão da Cedae é o que o sistema seja normalizado nesta tarde. A distribuição de água será retomada gradativamente assim que o serviço for concluído. A concessionária recomenda aos consumidores que utilizem água de forma consciente e adiem tarefas não essenciais ou que exijam grande consumo neste período.

Também nesta sexta-feira, o abastecimento de água também está reduzido em áreas da Região Metropolitana e do Sul Fluminense atendidas pela concessionária. O motivo é um serviço na represa de Ribeirão das Lajes, realizado pela Light, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em parte do estado.

Advertisement

A interrupção temporária gera impacto no fornecimento de água nos municípios de Seropédica e em partes dos municípios de Itaguaí e Paracambi. Já no Sul Fluminense, o serviço interrompe temporariamente a distribuição de água para a localidade de Cacaria, no município de Piraí.

Segundo a Cedae, companhia responsável pelo tratamento da água do Sistema Ribeirão das Lajes, o fornecimento de água será retomado assim que o serviço da Light for concluído.

A Águas do Rio também informou que os municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti, Baixada Fluminense. O motivo também seria a falha em uma unidade de bombeamento que reduziu a produção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu durante a madrugada. A previsão é que a operação da unidade seja normalizada, de forma gradativa, a partir das 13h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Abastecimento de água é reduzido em 20 bairros da Zona Oeste e na Região Metropolitana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui