A Águas do Rio informou que o abastecimento de água na Zona Norte do Rio, nos bairros BNH e Rocha Sobrinho, em Mesquita, e nas cidades de Nilópolis e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, entrou em processo de recuperação. O reparo na adutora responsável pela interrupção foi concluído na noite de segunda-feira (30/09) pela concessionária Rio+Saneamento, na região de Realengo, Zona Oeste da capital.
A previsão é de que o fornecimento de água tratada seja normalizado gradualmente nas próximas 72 horas. No entanto, áreas elevadas e as pontas das redes de distribuição podem levar mais tempo para terem o abastecimento completamente restabelecido. Nos bairros do Rio e em Nilópolis, o prazo para a regularização começará na noite de terça-feira (01/10), após a conclusão de uma obra de melhoria em Nova Iguaçu, também realizada pela Águas do Rio.
Melhoria no abastecimento da Baixada
Uma ação de melhoria está sendo realizada em uma adutora de 1,75 metro de diâmetro no bairro KM-32, na Baixada Fluminense. A concessionária está instalando um equipamento de medição de grandes volumes de água transportados pela tubulação. Essa intervenção, que exige uma logística complexa devido ao tamanho da peça — 10 toneladas e 18 metros de comprimento —, permitirá um maior controle do volume de água recebido e distribuído na Região Metropolitana, contribuindo para a melhoria do abastecimento. A previsão é de que o trabalho seja concluído até o final da noite.
Orientações para os moradores
A Águas do Rio recomenda que os moradores das áreas afetadas utilizem a água armazenada em cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias até que o abastecimento seja completamente normalizado. Tarefas que demandem alto consumo de água devem ser adiadas. A empresa mantém seu canal de atendimento disponível pelo número 0800 195 0 195, que atende tanto por ligações gratuitas quanto por mensagens via WhatsApp.