Abastecimento de água na Zona Oeste do Rio passa a ser monitorado online

A partir do Centro de Controle Operacional, técnicos recebem e observam dados em tempo real que possibilitam o controle da operação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Há pouco mais de quatro meses, todo o sistema de abastecimento de água dos bairros da AP-5, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, passou a ser monitorado de forma online e 24 horas por dia com a inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO), estrutura da Rio+Saneamento, localizada no bairro de Campo Grande. A partir do local, técnicos da concessionária recebem e observam dados em tempo real que possibilitam o controle da operação e garantem uma regularidade eficaz na distribuição de água a milhares de moradores. 

Com o investimento, inédito na região para esta finalidade, é possível adotar medidas para o combate a vazamentos de água e realizar o monitoramento da pressão de adutoras. O acompanhamento permite também que as equipes técnicas da empresa atuem de forma mais rápida e eficaz diante de uma eventual alteração no sistema. 

Marcelo Luvisotto, superintendente de Operações da Rio+Saneamento, explica que os dados chegam ao CCO por meio do uso da tecnologia GPRS, a partir de sensores presentes em 31 pontos de monitoramento instalados em adutoras e redes de distribuição.

Neste primeiro momento, optamos por instalar estes pontos nas principais adutoras, em elevatórias e em alguns locais altos do sistema, onde há uma recorrente falta de abastecimento. Monitoramos também a pressão da água que passa pelas adutoras. Dependendo dos níveis, conseguimos detectar remotamente um problema e agir de forma mais rápida”, explica Luvisotto. 

Advertisement

Os dados sobre pressão disponíveis nos telões de LED do CCO também ajudam a combater o desperdício de água. Neste mês, equipes da concessionária conseguiram visualizar uma diferença na pressão da água em uma tubulação localizada sob a Rua do Governo, em Realengo. Embora ainda não seja possível prever quando um vazamento irá ocorrer, o trabalho de monitoramento é capaz de reduzir o desperdício. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Abastecimento de água na Zona Oeste do Rio passa a ser monitorado online
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui