A Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), que celebrou 70 anos de atuação em agosto, inaugurou seu novo ginásio de reabilitação, considerado o mais moderno do Rio de Janeiro. O espaço marca uma nova era no tratamento fisioterapêutico, oferecendo equipamentos de última geração que ampliam as possibilidades de recuperação para pacientes com diversos tipos de lesões e dificuldades de mobilidade.
Entre as principais inovações do ginásio está a esteira antigravitacional, desenvolvida por engenheiros da NASA para auxiliar no treinamento de astronautas. O equipamento utiliza uma “roupa” de neoprene que, ao se encher de ar, pode reduzir até 80% do peso corporal do usuário, facilitando atividades como caminhada e corrida com menor impacto nas articulações. Essa tecnologia é especialmente útil para a reabilitação de pacientes com lesões musculoesqueléticas, pós-operatórias, idosos e atletas em recuperação.
Além da esteira, o ginásio conta com outros equipamentos de ponta, como sistemas de gamificação para estimulação cognitiva e motora, pranchas ortostáticas e o Gait Trainer, um treinador de marcha automatizado que auxilia no processo de reaprendizagem da caminhada.
Outro destaque é o MOTOmed, um aparelho terapêutico que funciona como uma bicicleta ergométrica adaptada. Ele pode ser utilizado tanto para movimentos passivos, nos quais o próprio equipamento movimenta as pernas ou braços do paciente, quanto para movimentos ativos, quando o paciente exerce o esforço.
“Cada um desses aparelhos é voltado para um tipo específico de lesão e possui uma função diferente. No entanto, todos têm em comum o fato de diminuírem o tempo de recuperação e aumentarem a segurança dos pacientes, já que os equipamentos agem como uma extensão do corpo, permitindo que as atividades sejam realizadas sem dor”, explica João Grangeiro, ortopedista e diretor médico da ABBR.
Além das novas tecnologias, o ginásio passou por uma revitalização completa em áreas voltadas para o pilates e a RPG (Reeducação Postural Global). Um novo setor de reabilitação cardíaca também foi implementado, equipado com sistemas que monitoram lesões em tempo real, garantindo mais segurança no acompanhamento dos pacientes. Outro destaque é a criação de um espaço dedicado à massoterapia, proporcionando mais opções de cuidado aos pacientes.
O novo ginásio tem como objetivo principal oferecer um atendimento fisioterapêutico mais humanizado, e está aberto tanto para pacientes da rede pública (SUS) quanto particular.