Abertura da LAAD 2023 reúne delegações oficiais de 71 países

Cerimônia que deu início ao maior e mais importante encontro de defesa e segurança da América Latina reuniu autoridades e mais de 2500 convidados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O governador Cláudio Castro participa da Cerimônia de Abertura da 13ª edição da LAAD Defence Security com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.Foto: Rafael Campos

Após interrupção de quatro anos por conta do Covid, a LAAD Defence & Security retorna ao Rio de Janeiro. Em sua 13a edição, apresenta o recorde de 364 marcas presentes, oriundas de 44 países, 192 delegações de 71 nações e uma expectativa de 45 mil visitantes. A feira, organizada pela Creative Events Brazil, “apresenta os mais modernos equipamentos, serviços e tecnologias de 20 segmentos da indústria de defesa e segurança”, de acordo com seu diretor-geral, Sérgio Jardim.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, entre outras autoridades ilustres, entre elas o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, participou, na manhã desta terça-feira (11/4), da cerimônia de abertura da mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, que segue até sexta-feira (14/4), no RioCentro.

Em seu discurso, José Múcio, enalteceu a importância do evento e afirmou que os protagonistas da base industrial da defesa brasileira estão com suas atenções voltadas para a LAAD. O ministro destacou que a feira é o ambiente mais propício para estabelecer relações comerciais, e também onde nascem novos projetos das interações que ocorrem durante os quatro dias do evento, em que negócios serão discutidos.

A LAAD tem um grande potencial de fomento à indústria de defesa brasileira. Todos os participantes, governos, academia e indústria estão dispostos a fechar parcerias. O desenvolvimento tecnológico da indústria de defesa, que busca se enquadrar no nível 4.0”, disse Múcio.

Advertisement

Representando a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos – que integra a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em missão à China -, Luis Manuel Rebelo Fernandes, secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, reiterou na cerimônia de abertura a importância do evento, afirmando que a LAAD materializa as realizações e o potencial de uma área estratégica para o Brasil, que é o complexo nacional tecnológico da defesa.

O complexo industrial e tecnológico da defesa e da segurança é um pilar do esforço nacional e um vetor estratégico para o desenvolvimento do país. Nós empreendemos pela reindustrialização e em lançar novas bases que possam abrir o horizonte para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou Rebelo, que também transmitiu o compromisso da pasta de canalizar investimentos para projetos estratégicos estruturantes por meio do recomposto Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com capacidade de investimentos imediatos de R$ 10 bilhões em 2023.

O governador do Rio, Cláudio Castro, ressaltou a importância de o Estado sediar a LAAD. “A LAAD, para o Rio de Janeiro, é muito mais do que simplesmente uma feira. O Rio tem combatido muito a questão da violência na segurança pública”, disse, lembrando dos recentes investimentos do estado no setor.

Segundo dados da ABIMDEAssociação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança -, as indústrias do setor empregam cerca de 2,9 milhões de pessoas direta e indiretamente, o que representa 2,2 milhões de empregos formais, gerando um impacto de 5% no PIB. Para o presidente da associação, Roberto Gallo, esses números se traduzem em inclusão social, geração de renda e crescimento econômico e comercial para o país.

A missão da ABIMDE como voz da indústria de defesa e segurança brasileira é promover a inovação e o crescimento do setor em prol do nosso país. Trabalhamos incansavelmente pelo desenvolvimento de tecnologias avançadas, promovendo a competitividade internacional da nossa indústria e defendendo os interesses dos nossos associados”, disse Galo, ressaltando a importância da nacionalização dos investimentos do setor que, atualmente, concentra três quartos das empresas internacionais.

LAAD Defence & Secrity 2023 – Feira Internacional de Defesa e Segurança
Data: 11 a 14 de abril.
Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ.
Horário da Exposição: De terça-feira (11) a quinta-feira (13), das 10h às 18h. Sexta-feira (14), das 10h às 17h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Abertura da LAAD 2023 reúne delegações oficiais de 71 países
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui