No dia de Natal, Cabo Frio ganha de presente a chegada do primeiro cruzeiro da temporada 21/22. Até o dia 9 de abril, serão 21 escalas da MSC na cidade.
A temporada cabo-friense será aberta com o navio MSC Splendida, que chega dia 25/12, às 7h. Ao longo do verão e até o início do outono (9 de abril), o MSC Preziosa também fará escalas na cidade.
“A volta dos transatlânticos é muito importante para nossa economia, para prospectar a cidade, porque esses visitantes podem voltar a frequentar Cabo Frio nas próximas datas. Eles desembarcam, frequentam nosso comércio, fazem passeios, contratam guias. Tudo isso é importante para nossa economia”, avalia o secretário de Turismo Carlos Cunha.
“A estimativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) é de que o turista deste segmento gaste, em média, R$ 581,35 durante a escala nas cidades de destino, isso incrementa todo o nosso comércio e impacta na economia da cidade”, completa Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau.
A MSC anunciou as medidas que fazem parte do protocolo de saúde e segurança, definidas pelas autoridades sanitárias e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde. Entre as principais regras para garantir a segurança dos passageiros e também dos moradores onde os navios farão escalas, estão:
No embarque
- Todos os hóspedes, com 12 anos ou mais, precisam apresentar comprovante de vacinação completa contra a Covid-19, com a segunda dose ou dose única aplicada a mais de 14 dias antes do início do cruzeiro. Serão aceitos o certificado digital e comprovantes de vacinação das vacinas aprovadas no Brasil ou validadas pela OMS. Todos os hóspedes, a partir de 2 anos, precisam apresentar teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72 horas, ou teste de antígeno feito até 24 horas antes do embarque.
Durante a viagem
- Ocupação reduzida a 75% da capacidade de hóspedes e distanciamento social a bordo entre grupos de viajantes
- Uso de máscaras faciais em áreas públicas testagem diária de 10% dos passageiros a bordo e de 10% da tripulação
- Tripulação com ciclo de vacinação contra a Covid-19 completo e testagem semanal.
- Ar 100% fresco e sem recirculação e uso de produtos desinfetantes de nível hospitalar Desembarque independente dos hóspedes nos destinos seguirá o protocolo definido e aprovado por cada cidade, em seu plano de operacionalização local.