‘Abertura Não Oficial do Carnaval’ acontece neste domingo

Blocos e cortejos vão sair durante a manhã e na parte da tarde de locais como Aterro do Flamengo, Praça XV, Arco do Teles, Buraco do Lume e outros. Veja a lista completa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A reunião de blocos, cortejos e cordões que costuma ocorrer no primeiro domingo de janeiro de todos os anos está de volta depois da pandemia de Covid-19. A Abertura Não Oficial do Carnaval será neste domingo, 08/01, começando pela manhã, às 9h, na Pedra do Sal, Centro da cidade. Blocos também vão sair em outros horários e locais, como Aterro do Flamengo, Praça XV, Arco do Teles, Buraco do Lume e mais. Veja a lista completa abaixo. A Agenda do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro em 2023, você pode ver clicando aqui.

“É possível ser folião e fazer lista de bloco, mas a melhor maneira de curtir a festa é chegar cedo na rua apenas para o primeiro bloco do dia e manter ouvidos e corpos atentos para onde a folia te leva. As páginas de blocos também fazem suas divulgações”, afirma o Cidade Pirata, que explica que não é um bloco, nem um guia de folia, apenas uma pesquisa acadêmica ligada à UERJ. A página é fruto de um livro, que também se chama Cidade Pirata.

A Abertura não Oficial do Carnaval acontece desde 2009 e é organizada pela Desliga dos Blocos, que reúne blocos, cortejos e cordões não autorizados pela Prefeitura. O grupo se posiciona contra a mercantilização da folia de rua no Rio de Janeiro.

Justamente por ser não oficial e por falta de investimento e infraestrutura, alguns blocos e cortejos anunciados a sair nesta abertura acabando não saindo. Contudo, de acordo com informações recebidas e checadas pelo DIÁRIO DO RIO, a lista é a seguinte:

Advertisement

Pedra do Sal
9hs – Bloco do Zeca

Aterro do Flamengo
9h – Mistério há de pintar (MAM)
10:30h – Fanfarrinha

Praça XV
10h – Toques para Odudua
11h – Bloco da Insana (Escadaria da antiga ALERJ)
16h – Boi Tolo
17h – Blonk (Escadaria da antiga ALERJ)
18h – Bloco To Be Wild

Morro da Conceição
9h – Amores Líquidos

Arco do Teles
11h – Bloconcé
12h – Calcinhas Bélicas
13 – Pomba Idosa
14h – Batuquebato
15:30h – Os Biquínis de Ogodô Convidam as Sungas de Odara

Buraco do Lume
11h30 – Orquestra Circônica
13h – Mulheres Rodadas
15h – Caramuela
16h – Vem Cá, Minha Flor

Praça Mauá
13h – Filhotes Famintos
16h – Pyranhas do Nilo

Marechal Âncora
13h – Besame Mucho

Praça do Expedicionário
14h – Maracutaia – (Fórum da Primeiro de Março) em direção à Praça XV

Lapa (Lampadário)
13:20h – Planta na Mente

Pira Olímpica
11h – Canários do Reino

Rua Sacadura Cabral 57 – Saúde
9h – Bloco do Zeca
10h – Piratas Ordinários

Cinelândia
15h – Bola Laranja

Rua do Carmo
15h – Só Toca Bloco

Rua do Mercado (BECO DO BOI TOLO)
10h – Lambabloco
11h – Butano na Bureta
12h – Balanço Zona Sul
13h – Nosso bloco
14h – Que pena, amor
15h – Traz A Caçamba

“O termo ‘Carnaval não oficial’ não é necessariamente aceito pela comunidade que faz a festa, mas vale conhecer o processo. A ideia de uma abertura não oficial surgiu anos atrás num momento de aumento das burocracias para colocar os blocos nas ruas. Isso aconteceu num período de reformas urbanas e mercantilização mais intensa da folia. No período, os blocos invadiram espaços recém atingidos por obras, lugarizando e transformando seus usos. No ano de 2023, voltaremos a ter o famoso ‘pré-Carnaval’ do Rio, além do retorno de blocos tradicionais. Nada disso está restrito ao Centro, mas essa região concentra muitos grupos. A Abertura não oficial estimulou também uma rede de oficinas de formação de artistas, que até hoje atua ao longo do ano e renova seus fluxos. Muitos foliões se tornam músicos ou pernaltas dessa forma. Isso criou uma comunidade ligada ao Carnaval para além do período da folia. Muitos blocos já invadiram túneis e aeroportos ou brigaram com forças de segurança e fiscalização. Outros se formalizaram no circuito tradicional da Prefeitura. A trajetória é diversa”, detalha o perfil Cidade Pirata.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Abertura Não Oficial do Carnaval' acontece neste domingo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui