O Rio de Janeiro tem uma ligação com a preservação do ambiente que outras cidades não tem, especialmente no Brasil. Algo que muita gente desconhece, por exemplo, é que a Floresta da Tijuca é uma floresta replantada por ordem de Dom Pedro II, como o local foi totalmente destruído pelas plantações de café, prejudicou o abastecimento de água do Rio que tinha a Floresta da Tijuca como uma das principais minas d´água da cidade na época.
E se esse passado com o cuidado da flora serve para algo, é que os cariocas precisam preservar também nossa fauna. Por isso a a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) lançou a campanha Abrace Essas Dez! cujo objetivo é conscientizar a população para a preservação de dez espécies ameaçadas de extinção que vivem em nosso estado:
- Muriqui
- Mico-leão-dourado
- Preguiça-de-coleira
- Lagarto-branco-de-areia
- Surubim-do-paraíba
- Formigueiro-do-litoral
- Tatu-canastra, a jacutinga
- Cágado-da-paraíba
- Boto-cinza são as dez espécies abraçadas
O risco de extinção é resultado de desmatamentos, queimadas, caça e acelerado processo de urbanização no estado que ameaçam habitats naturais dessas dez espécies.
Para reverter esse quadro, a Secretaria de Estado do Ambiente apoia projetos e estudos de preservação das espécies, promove políticas públicas e desenvolve parcerias com os governos municipais cujo foco é a conservação do meio ambiente.
Quem quiser participar desta campanha e ajudar na preservação destes animais é só curtir página no Facebook, que reúne o conteúdo da ação, além de mensagens de estímulo à preservação da fauna do estado.
Além de ajudar na preservação a página tem várias curiosidades, como o fato que o Macaco Muriqui , é o candidato oficial a mascote das Olimpíadas de 2016. São apenas 300 hoje no Rio de Janeiro
Este foi um post patrocinado.