Abraço simbólico na Faperj repudia possível nomeação de político do PL para presidência da instituição no Centro do Rio

O secretário de Ciência e Tecnologia convocou o presidente para uma reunião e anunciou que ele será substituído por um indicado do PL, com o ex-deputado federal Alexandre Valle sendo o principal nome cotado para a vaga

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta última quinta-feira (24/10), manifestantes realizaram um abraço simbólico na fachada da Fundação de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), localizada na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio. O ato de repúdio foi motivado pela possível troca do atual presidente da fundação, professor Jerson Lima Silva, por um político do PL. Com cartazes que diziam “Com a Faperj ninguém mexe. Jerson fica”, o grupo, composto por representantes da comunidade científica, políticos e funcionários da instituição, expressou sua preocupação com a mudança. A manifestação foi organizada pela Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj).

A situação gerou um documento, assinado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que foi encaminhado ao governador Cláudio Castro, também do PL. No entanto, até o momento, o governo não se manifestou a respeito. Além disso, a UERJ ainda iniciou uma petição em defesa da permanência de Jerson no cargo.

1 9 Abraço simbólico na Faperj repudia possível nomeação de político do PL para presidência da instituição no Centro do Rio

Recentemente, o secretário de Ciência e Tecnologia, Anderson Moraes, convocou Jerson para uma reunião, onde informou que ele seria substituído por um indicado do PL, sendo o ex-deputado federal Alexandre Valle o mais cotado para assumir a presidência. Vale lembrar que Valle foi candidato à prefeitura de Itaguaí, mas não obteve sucesso nas eleições. Tanto Castro quanto Moraes não comentaram o assunto.

Jerson Lima Silva tem um histórico bem significativo na Faperj, atuando como diretor científico entre 2003 e 2018 e assumindo a presidência há 5 anos. Médico formado pela UFRJ e doutor em Biofísica, ele é pesquisador titular da mesma universidade, com cerca de 230 publicações em revistas científicas internacionais. Jerson é membro de diversas academias, incluindo a Academia Mundial de Ciências e a Academia Nacional de Medicina, e já recebeu vários prêmios e distinções ao longo de sua carreira.

Sobre a Faperj

A Faperj, agência de fomento à ciência, tecnologia e inovação do estado do Rio de Janeiro, tem como missão, descrita em seu site, contribuir para o estabelecimento de condições favoráveis ao desenvolvimento social brasileiro. Para tanto, financia nove mil pesquisadores e apoia projetos nas universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), assim como no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Abraço simbólico na Faperj repudia possível nomeação de político do PL para presidência da instituição no Centro do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui