Abrigo para gatos será construído no Campo de Santana, no Centro do Rio

Governador Claudio Castro, que aprovou a proposta, afirma que o projeto irá garantir que os animais tenham proteção e cuidado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gato no Campo de Santana - Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, aprovou o pedido para a construção de abrigos para gatos no Campo de Santana, no Centro do Rio. A decisão partiu de um parecer favorável emitido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, que foi protocolado na última terça-feira, (24/01), e enviado à Fundação Parques e Jardins.

Claudio Castro afirma que a proposta vai garantir que os gatos tenham proteção e cuidado, já que decisão exige um plano de manejo desses animais comunitários, com atenção à saúde dos bichos, para que sejam esterilizados, identificados, desparasitados, vacinados e monitorados.

Segundo o governo estadual, a decisão exige um plano de manejo desses animais comunitários, com atenção à saúde dos bichos, para que sejam esterilizados, identificados, desparasitados, vacinados e monitorados, assegurando ainda a saúde de quem frequenta o parque.

Reforma do Campo de Santana

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

Além do abrigo, outras mudanças aconteceram na região. No fim de 2022, as secretarias da Casa Civil e Ambiente, atreladas ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, assinaram um termo de convênio com a Fundação Parques e Jardins, para a realização de obras de recuperação interna do Campo e aumento da segurança do local.

O convênio prevê a realização de medidas para preservar e melhorar a qualidade ambiental do parque. As intervenções serão voltadas para a revitalização dos lagos, recuperação dos monumentos, melhoria dos jardins, preservação das árvores, além da implantação de um sistema de vigilância eletrônica.

As ações estão orçadas em R$ 40 milhões e os recursos são provenientes do saldo orçamentário de 2021 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

Com aproximadamente 130 mil metros quadrados e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), o Campo de Santana é uma das maiores áreas verdes do Centro do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Abrigo para gatos será construído no Campo de Santana, no Centro do Rio

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Já era tempo do governador ter um olhar para os cuidados com o Campo de Santana e seus animais que coabitam no local. o projeto das casinhas para os gatinhos, que foi uma conquista, depois de anos de luta pelas cuidadoras voluntárias, para que os mesmos não ficassem ao relento na chuva e no frio. Poderia incluir no projeto alimentação dos mesmos. porque as cuidadoras dependem de doações, o que nessa condição nem sempre tem o suficiente para alimenta-los.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui