O Museu do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, preparou uma programação especial e gratuita para o mês de abril, com atividades voltadas à cultura indígena, educação ambiental e acessibilidade. Oficinas, contações de histórias, visitas temáticas e experiências sensoriais compõem a agenda, com destaque para a Semana da Cultura e Botânica Indígena.
Uma das atrações é a Oficina Arte e Natureza: Pigmentos Naturais, que acontece no dia 18. Nela, participantes a partir de 6 anos aprenderão a extrair cores de elementos como urucum, conectando-se a saberes tradicionais dos povos originários por meio da pintura. As vagas são limitadas e distribuídas por ordem de chegada.
A programação também inclui o Plantando Histórias, com narrativas sobre árvores simbólicas da cultura indígena, como a vitória-régia, a sumaúma e o umbuzeiro, mesclando teatro de sombras, literatura e arte para crianças e famílias. Para os bebês de 0 a 3 anos, o Semear oferece uma atividade sensorial com música, histórias e materiais lúdicos.
No campo da ciência e da sustentabilidade, o Cultivando Ideias recebe o biólogo Fernando Fernandez (UFRJ) para o lançamento do livro “Os Mastodontes de Barriga Cheia e Outras Histórias”, com debate sobre ecologia e impactos humanos nos ecossistemas. A palestra acontece no dia 10, às 17h, mediante inscrição prévia.
Para ampliar o acesso, o museu promove duas modalidades de visitas mediadas aos domingos: a Visita Cultura e Botânica Indígena, que apresenta obras de autores indígenas e objetos etnobotânicos; e a Visita Cognitiva Sensorial, voltada para pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais, com adaptações no ambiente e uso de objetos multissensoriais.
Inaugurado em 2024, o Museu do Jardim Botânico é fruto de uma parceria entre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Shell Brasil e o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Com visitação gratuita, o espaço oferece exposições permanentes e temporárias que integram ciência, arte e educação ambiental. O museu também abriga uma sala de leitura com acesso a obras raras da Biblioteca Barbosa Rodrigues/JBRJ.
Serviço – Destaques da Programação de Abril no Museu do Jardim Botânico
Visita Cognitiva Sensorial
Datas: 13, 20 e 27/04 (domingos) | Horário: 9h
Público: Pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais
Vagas: 20 | Participação por ordem de chegada
Visita Cultura e Botânica Indígena
Datas: 13, 20 e 27/04 (domingos) | Horários: 10h30 e 14h30
Público: Crianças, famílias e público geral
Vagas: 20 | Participação por ordem de chegada
Cultivando Ideias – Lançamento do livro “Os Mastodontes de Barriga Cheia”
Data: 10/04 (quinta-feira) | Horário: 17h
Público: Estudantes, pesquisadores e interessados
Vagas: 50 | Inscrição prévia
Plantando Histórias – Vitória-régia
Data: 12/04 (sábado) | Horários: 10h30 e 14h30
Semear – Atividade Sensorial para Bebês (0 a 3 anos)
Data: 13/04 (domingo) | Horário: 10h30
Oficina Arte e Natureza: Pigmentos Naturais
Data: 18/04 (sexta-feira) | Horários: 10h30 e 14h30
Plantando Histórias – Sumaúma
Data: 19/04 (sábado) | Horários: 10h30 e 14h30
Plantando Histórias – Umbuzeiro
Data: 26/04 (sábado) | Horários: 10h30 e 14h30
Local: Museu do Jardim Botânico – Rua Jardim Botânico, s/n – Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ
Entrada gratuita | Mais informações no site oficial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.