Ação da Cidadania vai enviar mil toneladas de donativos ao RS

Diretor da ONG afirmou que, em 5 anos de atuação em tragédias, o cenário do estado sulista é o mais desafiador que a instituição já enfrentou

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Tragédia com enchentes no Rio Grande do Sul (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

A ONG Ação da Cidadania, localizada no Santo Cristo, na Zona Portuária da cidade, vai doar mil toneladas de donativos às vítimas do desastre ambiental do Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil gaúcha, há 116 mortes confirmadas, 143 pessoas desaparecidas e 756 pessoas feridas, o que deve aumentar o número de mortos na tragédia.

A entidade começou a distribuir, nesta semana, mais de 40 toneladas de doações, que partiram de Centro de Distribuição montado pela ONG, cuja sede nacional é em Santo Cristo, rumo ao estado sulista. No carregamento foram enviados itens, como água potável, alimentos não perecíveis, ração para animais, produtos de higiene e limpeza, fraldas, material para cozinhas solidárias locais, cobertores, colchões, entre outros elementos.

O diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo Afonso, o Kiko, ressaltou que, em cinco anos de atuação em tragédias, a situação do Rio Grande do Sul é o cenário mais desafiador que a instituição já enfrentou. Kiko ressaltou ainda a ONG também está se preparando para a segunda etapa de socorro às vítimas, quando as doações começam a diminuir, e as famílias precisam encarar a dura realidade de voltar para as suas casas, onde a maioria perdeu tudo.

“A ajuda está chegando de todo o país, seja de empresas, de parceiros e toda a sociedade civil. Nesses mais de cinco anos em que a Ação da Cidadania atua em situações de tragédia, essa é uma das mais desafiadoras, dias depois e ainda temos cidades com dificuldade de acesso. Nessa primeira etapa estamos levando água, alimentos, itens de higiene e limpeza, leite em pó e rações, além de apoiar as cozinhas comunitárias com insumos. Mas já estamos preparados para o segundo momento, quando as doações começam a diminuir. Então os recursos que estamos recebendo também serão usados para ajudar na retomada da vida de milhares de famílias, vamos comprar e doar o que for necessário”, comentou o diretor da ONG, que, no último final de semana, montou pontos de coleta de donativos, na Rua da Gamboa, no Rio; em São Paulo; e nas cidades gaúchas de Porto Alegre e em Canoas.

Advertisement

A Força Aérea Brasileira (FAB) está transportando parte do material arrecadado, que também começou a ser enviado por via terrestre, com a reabertura de algumas estradas. A Ação da Cidadania tem ainda escoado os donativos por meio da própria frota e com a ajuda de empresas parceiras.

As doações podem ser feitas no site www.acaodacidadania.org.br e pelo pix: sos@acaodacidadania.org.br.

Com informações do jornal O DIA do site Infomoney.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ação da Cidadania vai enviar mil toneladas de donativos ao RS
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui