A ONG Ação da Cidadania, localizada no Santo Cristo, na Zona Portuária da cidade, vai doar mil toneladas de donativos às vítimas do desastre ambiental do Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil gaúcha, há 116 mortes confirmadas, 143 pessoas desaparecidas e 756 pessoas feridas, o que deve aumentar o número de mortos na tragédia.
A entidade começou a distribuir, nesta semana, mais de 40 toneladas de doações, que partiram de Centro de Distribuição montado pela ONG, cuja sede nacional é em Santo Cristo, rumo ao estado sulista. No carregamento foram enviados itens, como água potável, alimentos não perecíveis, ração para animais, produtos de higiene e limpeza, fraldas, material para cozinhas solidárias locais, cobertores, colchões, entre outros elementos.
O diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo Afonso, o Kiko, ressaltou que, em cinco anos de atuação em tragédias, a situação do Rio Grande do Sul é o cenário mais desafiador que a instituição já enfrentou. Kiko ressaltou ainda a ONG também está se preparando para a segunda etapa de socorro às vítimas, quando as doações começam a diminuir, e as famílias precisam encarar a dura realidade de voltar para as suas casas, onde a maioria perdeu tudo.
“A ajuda está chegando de todo o país, seja de empresas, de parceiros e toda a sociedade civil. Nesses mais de cinco anos em que a Ação da Cidadania atua em situações de tragédia, essa é uma das mais desafiadoras, dias depois e ainda temos cidades com dificuldade de acesso. Nessa primeira etapa estamos levando água, alimentos, itens de higiene e limpeza, leite em pó e rações, além de apoiar as cozinhas comunitárias com insumos. Mas já estamos preparados para o segundo momento, quando as doações começam a diminuir. Então os recursos que estamos recebendo também serão usados para ajudar na retomada da vida de milhares de famílias, vamos comprar e doar o que for necessário”, comentou o diretor da ONG, que, no último final de semana, montou pontos de coleta de donativos, na Rua da Gamboa, no Rio; em São Paulo; e nas cidades gaúchas de Porto Alegre e em Canoas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) está transportando parte do material arrecadado, que também começou a ser enviado por via terrestre, com a reabertura de algumas estradas. A Ação da Cidadania tem ainda escoado os donativos por meio da própria frota e com a ajuda de empresas parceiras.
As doações podem ser feitas no site www.acaodacidadania.org.br e pelo pix: sos@acaodacidadania.org.br.
Com informações do jornal O DIA do site Infomoney.