Ação da Operação Lei Seca no Rock in Rio atrai mais de 5 mil pessoas com simulações de efeitos do álcool

Iniciativa do Governo do Estado conscientiza o público com óculos simuladores de embriaguez e testes de bafômetro no Rock in Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pessoa usa óculos simuladores que replicam os efeitos do álcool no organismo

As ações do Governo do Estado no Rock in Rio, na Barra da Tijuca, têm atraído a atenção do público. O estande da Operação Lei Seca foi um dos mais visitados no sexto dia de shows, com 5.740 pessoas participando das atividades de conscientização sobre os perigos da combinação entre álcool e direção. Os visitantes puderam fazer o teste do bafômetro e usar óculos simuladores que replicam os efeitos do álcool no organismo.

O circuito educativo, que inclui atividades como desviar de cones, caminhar em linha reta e empilhar copos, foi desenvolvido para mostrar, de forma lúdica, o impacto do álcool nas habilidades motoras e na percepção.

Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, destacou a importância de conscientizar o público em um ambiente de diversão: “Falar de um tema sério como a combinação perigosa entre álcool e direção, de forma lúdica, é fundamental para chamar a atenção das pessoas.” Ele também ressaltou que o planejamento de segurança do evento inclui a promoção de um trânsito seguro.

Dos mais de 5 mil visitantes no estande, 2.410 participaram do teste do bafômetro, enquanto 3.330 passaram pelo circuito com os óculos simuladores. A subsecretária de Projetos Especiais, Jeanine Domenech, explicou: “Os óculos permitem que a pessoa perceba que não consegue fazer atividades simples sob efeito do álcool. O simulador mostra o risco que é dirigir depois de beber.”

Depoimentos e conscientização

P L 8925 Ação da Operação Lei Seca no Rock in Rio atrai mais de 5 mil pessoas com simulações de efeitos do álcool

O administrador Márcio Flavio da Conceição, que testou os óculos simuladores, se impressionou com a experiência: “Fica igualzinho quando a gente bebe. A visão fica turva, a gente não consegue medir a distância.”

Já o mecânico Gabriel de Souza elogiou a iniciativa: “Achei muito importante esta conscientização. Gostei da explicação sobre multas e penalidades.”

Durante as ações, os agentes da Lei Seca, muitos deles cadeirantes que sofreram acidentes relacionados ao álcool, compartilharam suas histórias. Elaine Dutra, que perdeu o movimento das pernas há 21 anos, contou sua experiência: “O motorista que acertou o meu carro estava alcoolizado.”

Fiscalização no festival

Além das ações educativas no Parque Olímpico, a Operação Lei Seca também intensificou a fiscalização nas imediações do festival, atuando nas zonas Sul e Norte da cidade, no Centro e nas vias de acesso à Barra da Tijuca. Com 600 agentes em ação desde o primeiro dia do evento, o objetivo é coibir a mistura de álcool e direção e garantir a segurança de todos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ação da Operação Lei Seca no Rock in Rio atrai mais de 5 mil pessoas com simulações de efeitos do álcool

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui