Ação de limpeza é realizada na Pedra do Arpoador neste sábado

Atividade celebrou o dia da Água; também houve plantio de vegetação, aula de yoga, entre outras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Subprefeitura da Zona Sul

A Prefeitura do Rio, por meio da Subprefeitura da Zona Sul, Secretaria Municipal de Ambiente e Clima e da Comlurb apoiaram neste sábado, (25/03), as ações do projeto Pedra do Arpoador Conservação, em celebração ao Dia Mundial da Água. Uma série de atividades como aulas de yoga, limpeza da praia por voluntários e plantio de vegetação de restinga foram realizadas com o objetivo de convidar todos a repensar a importância da data.

O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, fez questão de prestigiar o evento e foi um dos voluntários na limpeza da praia e no plantio de uma muda de restinga na Pedra do Arpoador. “Muito importante sociedade civil e poder público caminharem juntos pela preservação da água e também pelo cuidado com as nossas belezas naturais, caso da Pedra do Arpoador. Tenho certeza de que juntos alcançaremos uma sociedade mais educada e comprometida com seus direitos e deveres.” Disse Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul.

Além de dar o destino correto ao material coletado na limpeza, a Comlurb também esteve presente com o Chegando de Surpresa, grupo composto por garis que usam a música e a dança nas ações de conscientização. A Companhia disponibilizou 17 caixas metálicas de 1.200 litros e 40 contêineres de 240 litros para o descarte correto dos resíduos.

O evento também contou com a participação do novo Projeto Rebitucário, que fez o lançamento de sua solução para mitigar o impacto das guimbas de cigarro abandonadas na Orla Marítima, aproveitando as guimbas de cigarro abandonadas nas zonas costeiras na constituição de material para produção de shapes de pranchas em substituição ao isopor virgem. 

Advertisement

O projeto Pedra do Arpoador é uma realização do Bota pra Girar, que conta com a parceria da Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar, Instituto Onda Azul, a startup Green Mining e o Fechando o Ciclo, além da participação dos voluntários do projeto Pedra do Arpoador Conservação, Co adotantes da Pedra do Arpoador, área de proteção ambiental.

Fernanda Cúbico, uma das responsáveis pelo Bota Pra Girar, liderou as atividades e fez questão de reforçar a importância da participação de todos para a preservação e cuidados com a natureza. “Nossa ação só tem sentido com a participação de todos, agradeço ao apoio da Prefeitura e das instituições aqui presentes,  somos todos voluntários e coadotantes da Pedra do Arpoador” , disse ela.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ação de limpeza é realizada na Pedra do Arpoador neste sábado
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. A iniciativa é bonitinha, mas final de semana que vem o local estará repleto de lixo novamente, como sempre, e como em quase todos os outros locais da cidade. É urgente que todos nós repensemos nossas atitudes com o lixo, com o esgoto, e com tudo aquilo que degrada o ambiente. Isso implica repensar a lógica de consumo, da ocupação do espaço urbano, do individualismo, e várias outras áreas que muitas vezes nem paramos para pensar, apenas agimos ligados no “piloto automático”. É preciso também aceitar críticas ao nosso comportamento como indivíduos, mas pouquíssimos estão dispostos a isso, preferindo atribuir aos governantes a responsabilidade total por todos os problemas e por todas as soluções necessárias no mundo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui