A Praia de Copacabana, uma das mais famosas do mundo, foi palco de uma importante ação internacional, que aconteceu simultaneamente em 197 países, neste sábado (16/09), o World Cleanup Day, movimento cívico para a limpeza do planeta. Em pouco mais de quatro horas, 150 voluntários retiraram das areias 86 quilos de resíduos, a grande maioria plásticos de uso único.
A iniciativa ação aconteceu em frente ao quiosque Mar de Copa – entre os postos 3 e 4 – com a participação de voluntários, estudantes da UFRJ, representantes de bares, restaurantes e hoteis localizados na orla.
Desde 2018, o World Cleanup Day já recolheu mais de 340 mil toneladas de lixo com a participação de mais de 70 milhões de pessoas dedicadas à limpeza de rios, mares e bacias hidrográficas. O objetivo da ação é chamar a atenção para um dos principais problemas ambientais globais da atualidade, a gestão inadequada dos resíduos em geral, e também demonstrar a origem desses materiais.
A iniciativa fez parte do projeto Praia Circular, coordenado pelo Programa Plásticos Circulares das Américas (CPAP) da União Europeia, em parceria com a Orla Rio, Riotur, e com apoio da Comlurb, que participou da atividade em Copa disponibilizando máquinas que peneiraram a areia e realizaram uma limpeza mais refinada, removendo pequenos resíduos. A ação contou ainda com o apoio da Route Brasil observatório socioambiental propositivo focado no consumo sustentável.