Ação internacional retira mais de 80 quilos de lixo da praia de Copacabana

Iniciativa contou com a participação de mais de 150 voluntários e integra o World Cleanup Day, movimento cívico para a limpeza do planeta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Divulgação)

A Praia de Copacabana, uma das mais famosas do mundo, foi palco de uma importante ação internacional, que aconteceu simultaneamente em 197 países, neste sábado (16/09), o World Cleanup Day, movimento cívico para a limpeza do planeta. Em pouco mais de quatro horas, 150 voluntários retiraram das areias 86 quilos de resíduos, a grande maioria plásticos de uso único.

A iniciativa ação aconteceu em frente ao quiosque Mar de Copa – entre os postos 3 e 4 – com a participação de voluntários, estudantes da UFRJ, representantes de bares, restaurantes e hoteis localizados na orla.

Desde 2018, o World Cleanup Day já recolheu mais de 340 mil toneladas de lixo com a participação de mais de 70 milhões de pessoas dedicadas à limpeza de rios, mares e bacias hidrográficas. O objetivo da ação é chamar a atenção para um dos principais problemas ambientais globais da atualidade, a gestão inadequada dos resíduos em geral, e também demonstrar a origem desses materiais.

A iniciativa fez parte do projeto Praia Circular, coordenado pelo Programa Plásticos Circulares das Américas (CPAP) da União Europeia, em parceria com a Orla Rio, Riotur, e com apoio da Comlurb, que participou da atividade em Copa disponibilizando máquinas que peneiraram a areia e realizaram uma limpeza mais refinada, removendo pequenos resíduos. A ação contou ainda com o apoio da Route Brasil observatório socioambiental propositivo focado no consumo sustentável.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ação internacional retira mais de 80 quilos de lixo da praia de Copacabana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui