Crianças que vivem em favelas cariocas poderão participar de uma celebração especial de Natal. A ONG Favela Mundo relizará festas de fim de ano em três regiões da cidade, que contarão com a presença de três Papais Noéis negros, destacando a importância da diversidade e inclusão.
No dia 11 de dezembro, a Cidade de Deus receberá o ator e diretor Rodrigo França como Papai Noel, enquanto no dia 13, a Rocinha será agraciada com a presença do escritor Ricardo Jaheem vestindo o tradicional traje vermelho e branco. No dia 14, o dançarino e capoeirista Felipe Canela animará a criançada no Caju.
O evento também terá distribuição de livros para os pequenos. O objetivo é incentivar a leitura e promover o conhecimento entre os jovens que vivem nas reriferias. Mais de mil crianças são esperadas nas três comunidades para participar das festividades, que incluirão apresentações de alunos dos cursos, música e brincadeiras.
O artista Rodrigo França, reconhecido por sua defesa da representatividade e da beleza negra, destaca a relevância dos eventos para as crianças das comunidades.
“Poder presentear com a representatividade que não tive, me estima a ser um Papai Noel negro. Precisamos, cada vez mais, trazer exemplificações positivas, mesmo lúdicas. Isto cria uma imagética poderosa de autoestima para cada criança negra, pois somos beleza, inteligência e potência”, afirma.
A escolha de Papais Noéis negros segue uma tradição da ONG, que faz a celebração em parecria com a Lamsa. A ideia é reforçar a importância da representatividade para as crianças das comunidades. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com o Data Favela e a Central Única das Favelas (Cufa), 67% da população que reside em favelas é negra.
Confira a programação completa:
Cidade de Deus
Data: 11/12
Horário: A partir das 10h
Local: EDI Sra Perciliana de Alvarenga, rua Moisés, sem número
Rocinha
Data: 13/12
Horário: A partir das 14h
Local: Biblioteca Parque da Rocinha, Estr. da Gávea, 454
Caju
Data: 14/12
Horário: A partir das 10h
Local: Quadra da Manilha
Porque não usam um outro personagem que melhor represente o negro? Será que não tem? Deve ter, com certeza. O Papai Noel é um personagem nórdico. Acho que nao pode ser negro. Mas só acho.