Ação leva festas de Natal com Papais Noéis negros para favelas do Rio

Ator e Diretor Rodrigo França é um dos convidados para distribuir presentes e animar a criançada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
França de Papai Noel em ação da Cidade de Deus em 2020 Cacau Fernandes / Divulgação

Crianças que vivem em favelas cariocas poderão participar de uma celebração especial de Natal. A ONG Favela Mundo relizará festas de fim de ano em três regiões da cidade, que contarão com a presença de três Papais Noéis negros, destacando a importância da diversidade e inclusão.

No dia 11 de dezembro, a Cidade de Deus receberá o ator e diretor Rodrigo França como Papai Noel, enquanto no dia 13, a Rocinha será agraciada com a presença do escritor Ricardo Jaheem vestindo o tradicional traje vermelho e branco. No dia 14, o dançarino e capoeirista Felipe Canela animará a criançada no Caju.

O evento também terá distribuição de livros para os pequenos. O objetivo é incentivar a leitura e promover o conhecimento entre os jovens que vivem nas reriferias. Mais de mil crianças são esperadas nas três comunidades para participar das festividades, que incluirão apresentações de alunos dos cursos, música e brincadeiras.

O artista Rodrigo França, reconhecido por sua defesa da representatividade e da beleza negra, destaca a relevância dos eventos para as crianças das comunidades.

Advertisement

Poder presentear com a representatividade que não tive, me estima a ser um Papai Noel negro. Precisamos, cada vez mais, trazer exemplificações positivas, mesmo lúdicas. Isto cria uma imagética poderosa de autoestima para cada criança negra, pois somos beleza, inteligência e potência”, afirma.

A escolha de Papais Noéis negros segue uma tradição da ONG, que faz a celebração em parecria com a Lamsa. A ideia é reforçar a importância da representatividade para as crianças das comunidades. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com o Data Favela e a Central Única das Favelas (Cufa), 67% da população que reside em favelas é negra.

Confira a programação completa:

Cidade de Deus
Data: 11/12
Horário: A partir das 10h
Local: EDI Sra Perciliana de Alvarenga, rua Moisés, sem número

Rocinha
Data: 13/12
Horário: A partir das 14h
Local: Biblioteca Parque da Rocinha, Estr. da Gávea, 454

Caju
Data: 14/12
Horário: A partir das 10h
Local: Quadra da Manilha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ação leva festas de Natal com Papais Noéis negros para favelas do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Ação leva festas de Natal com Papais Noéis negros para favelas do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Porque não usam um outro personagem que melhor represente o negro? Será que não tem? Deve ter, com certeza. O Papai Noel é um personagem nórdico. Acho que nao pode ser negro. Mas só acho.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui