A última sexta-feira (05/06) marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em celebração à data, uma ação de limpeza realizada por um grupo de mergulhadores retirou das praias de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, aproximadamente 5 toneladas de lixo.
Com auxílio de guias de trilhas e de passeios de barco, os mergulhadores realizam todo ano uma semana de mergulhos voltados à retirada de objetos do fundo do mar.
Este ano, devido à pandemia do Coronavírus, que paralisou as atividades de turismo na cidade, os mergulhadores, para conseguirem realizar a limpeza, acabaram tendo que se adaptar aos protocolos de segurança.
”Todos os anos realizamos esta ação. Este ano, com a pandemia, nos reunimos e tomamos as medidas de prevenção. Nos juntamos na Secretaria do Meio Ambiente, e reunimos amigos do mergulho, das trilhas e passeios de barco para realizarmos essa limpeza. Este ano, chegamos a aproximadamente 5 toneladas de lixo”, diz o mergulhador Marco Correia, também conhecido na região como Marcão.
Com ações em pontos turísticos do chamado “Caribe Brasileiro”, a limpeza foi feita na Praia do Pontal, no cais de embarque da cidade e na Praia Grande.
A limpeza aconteceu na Praia do Pontal, Praia Grande e no cais de embarque. Do fundo do mar, os mergulhadores retiraram, entre outras coisas, latinhas de refrigerantes, pneus, peças de carro, lâmpadas, brinquedos e privadas de banheiros.