Aconteceu no Rio Antigo: Em 1909 – Euclides Da Cunha e a ‘Tragédia de Piedade’

A colunista do DIÁRIO DO RIO conta como se deu a morte do escritor Euclides da Cunha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em 15 de agosto de 1909, o bairro de Piedade foi palco de um trágico acontecimento: a morte do escritor, Euclides da Cunha.

image 65 Aconteceu no Rio Antigo: Em 1909 - Euclides Da Cunha e a 'Tragédia de Piedade'
Local onde ocorreu a “Tragédia de Piedade” (Foto: Fernanda Duarte).

Nasceu em 1866 numa fazenda de café em Cantagalo/RJ e com 3 anos de idade perdeu a mãe. Como o pai não podia criá-lo sozinho, foi obrigado a viver com tios.

No período de sua formação, em função de dificuldades financeiras, opta por estudar engenharia na Escola Militar, e mergulhado em um ambiente cientificista e meritocrático, torna-se republicano.

Em 1888, protagoniza um episódio que poderia ser o fim de sua carreira militar. Na visita do então  ministro da Guerra do Império, Tomás Coelho, à Escola Militar de Engenharia, quando todos os estudantes estavam em formação para cumprimentá-lo, Euclides, inclinado pelo seu temperamento intempestivo e cheio de audácia, sai de forma, atira a carabina aos pés do ministro e exclama “Viva a República”.

Advertisement

Na contramão do azar, pelo seu “ato de amor à republica” ele se torna correspondente do jornal republicano “Província de São Paulo” em Canudos e lá escreve “Os Sertões” que, segundo especialistas, é uma obra prima que radiografa o Brasil revelando suas mais profundas entranhas e disseca as diferentes camadas sociais de uma nação em contrastes.

O escritor ganhou prestígio e fama com este seu livro, publicado em 1902, mas seu casamento começava a deteriorar.

Na sua viagem de trabalho como engenheiro à Amazônia, mantendo ausência de casa por quase 1 ano, sua esposa Ana Amélia (33) inicia um caso extraconjugal com o jovem Dilermando de Assis (17) e o mantém em segredo de Euclides por 4 anos, tendo dois filhos com o amante, mas registrando-os como filhos do marido.

Em um dos sumiços de sua esposa, Euclides vai à casa de sua sogra que revela que há dois dias Ana não dá às caras. O marido então confirma sua desconfiança de adultério.

image 63 Aconteceu no Rio Antigo: Em 1909 - Euclides Da Cunha e a 'Tragédia de Piedade'
A troca de tiros entre Euclides e Dilermando de Assis segundo a revista “O Malho”

Segundo boletim policial, sob forte impressão dos fatos, Euclides, armado de um revólver e informado da residência do sedutor de sua esposa, na Estrada Real de Santa Cruz – atual Avenida Dom Hélder Câmara, no bairro de Piedade – tem certeza de que lá encontrará sua mulher. Chega a casa e sendo recebido por Dinorah, irmã do amante, vai até o quarto e, abrindo a porta com violência dispara contra Dilermando que, ferido mas com astúcia, consegue apanhar sua arma e o acerta na mão e clavícula enquanto Dinorah luta com Euclides e também é acertado por disparos. Ferido e impossibilitado de manusear arma, Euclides abre fuga e recebe o tiro fatal de Dilermando. Anos depois, Euclides Filho, ao tentar vingar a morte de seu pai, também troca tiros com Dilermando e morre.

E este episódio triste e trágico abrevia a vida de um dos maiores escritores e personalidade de nosso país. E agora, todo dia 15 de agosto a literatura brasileira fica em luto.

image 64 Aconteceu no Rio Antigo: Em 1909 - Euclides Da Cunha e a 'Tragédia de Piedade'
Local onde ocorreu a “Tragédia de Piedade” (Foto: Fernanda Duarte).

A casa onde ocorreu a tragédia foi demolida e, atualmente, no local funciona um Supermercado Guanabara.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aconteceu no Rio Antigo: Em 1909 - Euclides Da Cunha e a 'Tragédia de Piedade'
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. escreveu uma grande obra pelo mérito de mostrar como o EB massacrou civis após uma avaliação errada de que eram monarquistas. Ou foi a desculpa perfeita para mostrar força, num período em que a repúplica das bananas corria sério risco de morrer.

    intempestivo, misógino, e o pior: abriu concorrência pois não deu assistência, como diz o ditado. e quanto a ser “um dos maiores escritores e personalidade de nosso país” dá um tempo. Escreveu uma grande obra mas está a séculos de ser um grande escritor.

  2. Violento, destemperado e um dos que contribuiu para a desgraça que é nossa situação atual (golpe militar republicano). Desgraçou a própria vida e a do filho e por puro ocaso não foi assassino e feminicida.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui