Aconteceu no Rio Antigo#14 – O refresco carioca

No calor escaldante da cidade, a busca por refrescos era uma verdadeira saga, e as soluções encontradas eram tão criativas quanto refrescantes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Homens tomando refresco nas ruas do Rio Antigo (Imagem da Internet)

Antes do advento do gelo, as bebidas eram tomadas na temperatura ambiente, desde o suco natural de frutas até os chás e infusões. Água fresca era um tesouro, retirada das fontes naturais do Alto da Boa Vista ou dos rios da época, como o Maracanã e o Carioca, que acreditem ou não, ainda eram limpos naquela época. E claro, a água vendida nas ruas era uma alternativa, mas nem sempre proporcionava a sensação de frescor desejada.

2 1 Aconteceu no Rio Antigo#14 - O refresco carioca
Garrafas que os refrescos eram comercializados na época (Imagens da Internet)

Garrafas que os refrescos eram comercializados na época (Imagens da Internet)

Foi então que a criatividade entrou em cena, misturada à experiência europeia. Bebidas eram refrigeradas naturalmente, guardadas em locais úmidos como caves ou em recipientes que mantinham a temperatura baixa. Além disso, bebidas fermentadas como cerveja e vinho eram consumidas em temperatura ambiente ou ligeiramente refrigeradas em porões.

Surge então uma alternativa barata aos sucos e que até hoje faz um sucesso danado em toda pastelaria e padaria pela cidade: os refrescos.

Advertisement

Os refrescos eram bebidas muito açucaradas com leve toque frutado. Nessa época fizeram sucesso com sabores, alguns peculiares, como orxata, vinagre de framboesa, laranjada, capilé e limonada. Na época, eram verdadeiros alívios para o calor, proporcionando uma sensação de frescor quase imediata. Curiosamente, o refresco era a bebida da moda, como atesta uma notícia do Diário do Rio de 1821:

3 2 Aconteceu no Rio Antigo#14 - O refresco carioca

“Na rua do Ouvidor N° 154, que era antes N° 9, ha para vender os refrescos seguintes: orxata, tamarindos, vinagre de framboaze, capilé, laranjada; limonada, tudo em calda ou xaropes engarrafados feitos com a maior perfeição, também ha caixinhas de soda Water: e agoa imperial com botijas pequenas o liquido a 40 réis e sendo o casco a 100 réis.” (Jornal Diário do Rio de Janeiro , 13/11/1821).

E, mais uma vez, a rua do Ouvidor, a rua mais elegante do Rio, segundo Machado de Assis (e eu concordo até hoje), não era apenas a rua da moda, mas também o paraíso dos refrescos!

4 Aconteceu no Rio Antigo#14 - O refresco carioca
Transporte de gelo através de navios (Imagens da Internet)


Mas, o verdadeiro alivio dos cariocas foi só em 1834, data que o gelo finalmente aportou no Rio, junto com o sorvete, trazido dos Estados Unidos. O primeiro carregamento chegou nos porões dos navios, cuidadosamente envolto em serragem e enterrado em covas profundas na Rua de Santa Luzia.

Os cariocas, no início, estranharam o gelo, reclamando que queimava a boca, mas o sorvete, ah, esse foi um sucesso imediato!

5 Aconteceu no Rio Antigo#14 - O refresco carioca

Os hábitos de consumo mudaram drasticamente com o advento do gelo, mas uma coisa que não mudou foi o calor escaldante que passamos nessa cidade.

E você, qual bebida tem sua preferência para enfrentar esse calorão de verão?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aconteceu no Rio Antigo#14 - O refresco carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui