ADR e ODR – A sopa de letrinhas da resolução de conflitos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

Houve um tempo em que se acreditava que resolver conflitos era missão exclusiva do Poder Judiciário. Esse tempo não é tão distante, mas muitas mudanças vêm acontecendo.

Recorrer ao Poder Judiciário para resolver uma questão é um dos caminhos, mas não é o único. E nem deve mais ser o primeiro caminho a ser percorrido.

Com a expressiva quantidade de processos, em muitos dos quais, as partes poderiam chegar a uma solução sem levar a questão ao Poder Judiciário, surgiram vários métodos de ADR, sigla em inglês para denominar a resolução adequada (ou alternativa) de disputas.

Como ponto comum, esses métodos privilegiam que as próprias partes decidam sobre seus conflitos com o auxílio de profissionais especialmente capacitados. Esses métodos pretendem não apenas evitar a judicialização das questões, mas principalmente que decisões sejam tomadas de forma mais rápida e que façam mais sentido para aquelas partes, que passam a ser as protagonistas nesses processos.

Advertisement

O objetivo maior é que as partes se apropriem da tomada de decisões, assistidas por quem foi preparado para ajudá-las. Com isso, as partes podem chegar a uma solução de benefício mútuo e sustentável, economizando tempo, dinheiro e desgaste da relação.

As modalidades de ADR apresentam-se como um sistema multiportas, que inclui a mediação, a conciliação, as práticas colaborativas, a negociação assistida, entre outras. A escolha do melhor método deve ser feita também com auxílio de um profissional, capaz de demonstrar as vantagens e desvantagens de cada um.

São tantas as possibilidades de se buscar uma solução consensual que nossa legislação passou a incentivar que as partes priorizem esse caminho. Se bem aplicadas, as metodologias de resolução adequada de conflitos podem propiciar uma melhora efetiva nas relações conflituosas, mediante o resgate do diálogo e da atitude empática. Colocar-se no lugar do outro é ferramenta poderosa para as relações humanas.

E as novas tecnologias podem também facilitar essa aproximação. As ADRs convivem bem com as ODRs, sigla em inglês para a resolução on-line de conflitos, para a sopa de letrinhas da resolução de conflitos ficar ainda mais saborosa.

Advogados e partes na era da revolução 4.0: tecnologia a serviço da melhoria das relações e da resolução dos conflitos. Em breve, voltarei com esse assunto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ADR e ODR – A sopa de letrinhas da resolução de conflitos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 ADR e ODR – A sopa de letrinhas da resolução de conflitos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui