Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

Além da possibilidade de fechamento, as zonas aéreas próximas ao MAM serão proibidas ou terão restrições para garantir a segurança dos participantes da cúpula

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com a chegada dos chefes de Estado para a Cúpula do G20, que ocorrerá em novembro no Rio de Janeiro, a cidade já está montando uma série de medidas de segurança que impactarão o funcionamento de suas infraestruturas. Entre as principais preocupações está a possibilidade de bloqueio do Aeroporto Santos Dumont, além de restrições de voos em áreas específicas do entorno do Museu de Arte Moderna (MAM), onde ocorrerão as reuniões dos líderes das maiores economias mundiais, incluindo a União Europeia e, este ano, a União Africana.

Segundo informações do jornal “O Globo”, as zonas aéreas próximas ao MAM serão proibidas ou terão restrições para garantir a segurança dos participantes da cúpula. Reforços de agentes da Polícia Federal estão sendo previstos para auxiliar na operação de segurança. Além disso, a Polícia Militar intensificará o patrulhamento nos arredores dos hotéis onde as delegações ficarão hospedadas, bem como participará dos comboios que acompanharão os deslocamentos das comitivas pela cidade.

A circulação de autoridades e delegações será facilitada pela utilização da Linha Vermelha, uma das principais vias de acesso ao aeroporto do Galeão. O secretário de Segurança Pública, Victor Cesar Carvalho dos Santos, enfatizou a importância dessa rota para os deslocamentos entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e os hotéis onde estarão hospedados os participantes da cúpula, mesmo sendo uma via rodeada de comunidades. “Sempre foi usada nos grandes eventos. Nunca foi um problema”, declarou o secretário

Para minimizar os impactos na rotina da cidade durante o evento, será decretado feriado local nos dias 18 e 19 de novembro, segunda e terça-feira, respectivamente, quando ocorrerão as reuniões da cúpula. Essa medida visa reduzir a circulação de pessoas e veículos pela cidade, aproveitando o feriado nacional da Proclamação da República (15 de novembro) que cairá na sexta-feira anterior. Além disso, o feriado da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, quarta-feira, contribuirá para estender o período de “mini-férias” na cidade.

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui