Aeroporto Santos Dumont recebe, em agosto, exposição em homenagem aos 150 anos do ‘Pai da Aviação’

Com projeto da MChecon, a exposição vai apresentar a maior invenção do “Pai da Aviação”, o 14-Bis, entre os dias 1º e 25, no Salão Vermelho do aeroporto

Divulgação

O Aeroporto Santos do Dumont, localizado no Centro da cidade, recebe entre 1º e 25 de agosto, a exposição “150 Anos Santos Dumont Experience”, em homenagem ao nascimento do “Pai da Aviação”, Alberto Santos Dumont, celebrado em 20 de julho. O trabalho pretende difundir a trajetória e as invenções de revolucionário aviador, por meio de uma experiência imersiva em sua obra. A exposição tem curadoria de Evaristo Martins de Azevedo, conselheiro da Fundação Santos Dumont. A mostra acontece das 8h às 18h, no Salão Vermelho do aeroporto.

A cargo da MChecon, uma das maiores empresas do Brasil no segmento de eventos e cenografia, o projeto vai apresentar a maior invenção do “Pai da Aviação”, o 14-Bis, em uma estrutura modular de tramas e tecidos. Para preservar valorizar e preservar a memória do aeronauta, foram usados vários itens do acervo da Fundação Santos Dumont que, aliados à tecnologia, vão narrar a história e a trajetória do aviador.

Um dos cestos usados no balão “Brasil” e seis dos bambus, utilizados na construção de seus balões e do próprio 14-Bis são destaques na exposição. Os bambus, provenientes da Índia, eram considerados como estruturas perfeitas para a construção de balões e aviões por serem leves, resistentes, ocos, maleáveis, e de baixo custo para o desenvolvimento dos projetos – daí a denominação “Ossos dos Pássaros”.

Com uma das pontes-aéreas mais movimentadas do mundo, a Rio-São Paulo, o aeroporto Santos Dumont, que opera sob concessão da Infraero, recebe mais de 9 milhões de passageiros anualmente, e conta mais de mais de 120 voos diários. A multidão que passa pelo aeroporto gerou uma preocupação a mais nos organizadores da exposição, que investiram em soluções de inclusão, sustentabilidade e impacto social. A mostra, que é gratuita, segue as normas para PcD e deficientes visuais). O evento contará com ferramentas para neutralização de 100% das emissões de carbono e para a gestão otimizada dos resíduos da operação.

Mas informações podem ser obtidas pelo falecom@mchecon.com.

Advertisement
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui