Afinal o Rio de Janeiro é ou não violento?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

charge Semana retrasada o Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, deu uma declaração no mínimo inesperada:

"O Rio de Janeiro não é violento. O Rio de Janeiro tem núcleos de violência", disse o secretário em audiência pública na Câmara dos Deputados. "Nós temos índices de criminalidade em determinadas áreas do Rio de Janeiro, que são índices europeu

Uma ou duas semanas antes conversei com Daniel Guimarães que sempre comenta no blog sobre isso. A cidade não é o que a imprensa gosta de passar, como se vivessemos uma guerra civil. Entretando, a declaração de Beltrame parte de uma premissa ruim, de que algumas áreas tem índice europeu, e até deve ter.

Advertisement

Se há alguns bolsões de paz, a maior parte da população vive em áreas violentas, dominadas pelo tráfico. Ao meu ver se morre um policial em um ano, morreu demais, se morre um inocente em uma década também já foi demais. O que se dizer quando estes dois tipos de mortes inaceitáveis se tornam apenas uma “baixa comum”? É sinal de que há violência.

 

Falta ao secretário, que se fosse na Europa já teria sido exonerado, parar de arranjar desculpas para um trabalho que não está sendo feito. Apenas publicidade e uma boa assessoria de imprensa (vide o caso das UPPs) não resolverão a violência no Rio (que repito, não é apenas o tráfico).

Update: recebi por email a dica do blog o Rio Não é Violento, vale a visita. É um tapa na cara do secretário

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Afinal o Rio de Janeiro é ou não violento?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui