Afoxé Filhos de Gandhi é reconhecido como patrimônio cultural do Rio

Tradição afro-brasileira pioneira no Rio de Janeiro fortalece laços culturais e religiosos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Afoxé Filhos de Gandhi no Cais do Valongo. Reprodução: Fernando Frazão/Agência Brasil.

Na terça-feira (02), a Prefeitura do Rio de Janeiro oficializou o Afoxé Filhos de Gandhi como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade, honrando sua história com mais de 70 anos. Este reconhecimento ressalta a riqueza da herança cultural presente nos cânticos, rituais, ritmo ijexá, práticas religiosas do candomblé e nas danças típicas da tradição afrodescendente, permeadas pela língua ioruba.

O Afoxé mais Antigo e Tradicional do Rio de Janeiro, o Filhos de Gandhi Rio, foi fundado por trabalhadores do Cais do Porto do Rio de Janeiro, residentes nos bairros da Saúde, Gamboa e áreas adjacentes. Com membros provenientes de diversas religiões de matriz africana e também do Afoxé Filhos de Gandhi de Salvador (Bahia), fundado um ano antes, o grupo reflete a diversidade e união.

Além de sua relevância como expressão afro-brasileira pioneira no estado do Rio de Janeiro, a tradição do Filhos de Gandhi é marcada pela inclusão, não fazendo distinção entre seus participantes com base em cor, etnia ou religião. Inspirados pelos ideais de Mahatma Gandhi, o grupo promove uma mensagem de paz e harmonia, seguindo os ensinamentos e a vida do patrono da entidade.

O IRPH foi fundamental neste importante reconhecimento, realizando estudos detalhados sobre as origens, a história, tradições e práticas deste grupo, que orientaram a elaboração do decreto n.º 54.191, determinando a inclusão do Afoxé Filhos de Gandhi no conjunto dos Bens Culturais de Natureza Imaterial da cidade.

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Afoxé Filhos de Gandhi é reconhecido como patrimônio cultural do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Afoxé Filhos de Gandhi é reconhecido como patrimônio cultural do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui