Alvaro Tallarico: Confira a agenda cultural do carnaval 2024 no Rio de Janeiro

Quer saber o que tem de bom durante o carnaval nos cinemas e nos shows? Veja aqui com o jornalista cultural Alvaro Tallarico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Madame Teia e Bob Marley estreiam nos cinemas. Agenda cultural.
'Madame Teia' é da Sony e ' Bob Marley: One Love', da Paramount (imagens de divulgação)

Rio de Janeiro e carnaval. Um amor eterno. Contudo, não só de folia é feito o carnaval. Sim, a cidade fornece outras possibilidades para aqueles que não são tão fãs da bagunça ou simplesmente querem variar. Ir ao cinema, por exemplo, é uma ótima pedida para os seguidos dias de folga.

Em plena segunda-feira de carnaval (12) tem a estreia da cinebiografia de um dos maiores nomes da música: Bob Marley. Pessoalmente, estou entre os entusiastas das canções desse ícone que espalham mensagens de paz, amor e evolução. “Bob Marley: One Love” destaca o profundo amor entre o cantor e sua esposa Rita. O diretor do filme, Reinaldo Marcus Green, ressalta a importância de Rita na vida de Bob, descrevendo-a como uma luz que o acompanhou em cada passo. O filme narra a história de Bob e Rita, desde seus primeiros encontros até a morte do astro, explorando o casamento que gerou cinco filhos, incluindo os produtores da cinebiografia, Cedella e Ziggy Marley. O elenco é liderado por Kingsley Ben-Adir e Lashana Lynch, com participações de James Norton, Tosin Cole, Umi Myers e Anthony Welsh. O filme oferece ao público uma bela visão da jornada e da superação que moldaram a música inovadora de Bob Marley.

Outra dica é o aguardado filme “A Cor Púrpura”, adaptado do livro homônimo, que já está nos cinemas de todo o Brasil como o mais recente lançamento da Warner Bros. Pictures. O musical conta com um elenco estelar, incluindo Taraji P. Henson, Colman Domingo, Corey Hawkins, H.E.R., Halle Bailey, Aunjanue Ellis-Taylor e Fantasia Barrino, com a última recebendo uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua participação. Ambientado no sul dos Estados Unidos no início do século XX, o drama histórico-musical narra a jornada de Cellie (Fantasia Barrino), uma adolescente negra, destacando o poder do feminino e a força dos laços familiares e de amizade para seguir adiante. Uma narrativa envolvente que promete emocionar o público com sua representação inspiradora e poderosa.

Ademais, na quarta-feira de cinzas (14), prepare-se para muitas teias, pois é nesse dia que “Madame Teia” chega aos cinemas brasileiros. O filme estrelado por Dakota Johnson, dirigido por S. J. Clarkson e com a participação de Sydney Sweeney, revela a origem da enigmática heroína da Marvel. A trama gira em torno de Cassandra Webb, uma paramédica de Manhattan com poderes especiais. Ao confrontar revelações sobre seu passado, ela forma uma conexão com três jovens destinadas a futuros poderosos, desde que consigam sobreviver ao presente ameaçador. É aquele tipo de obra puro entretenimento e com empoderamento feminino.

Advertisement

Leia também

Deputados propõem destinar R$15 milhões da Alerj para 10 municípios afetados por chuvas no RJ

‘Guadalupe’, ‘Lobo Júnior’, ‘Fiocruz’ e mais: confira os nomes das 20 estações do BRT Transbrasil

Retiro Renascer gratuito

Ainda por cima, para aqueles que querem aproveitar os dias livres para um aprofundamento na espiritualidade, de 11 a 13 de fevereiro acontece o Renascer, retiro de carnaval da Comunidade Católica Shalom. Um das maiores graças é que é gratuito e somente durante o dia, facilitando para todo mundo. O evento acontecerá em quatro locais diferentes da cidade: Centro Cultural Social Pastoral Orani João Tempesta, na Praça Nossa Senhora da Apresentação, 352, no Irajá; o Colégio Zaccaria, na Rua do Catete, 133, no Catete; a Paróquia Santana, na Estrada do Medanha, 208, em Campo Grande; e a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na Rua General Olívio Uzeda, 231, em Curicica. Além disso, em Niterói, o retiro Renascer também acontece, no Centro de Evangelização da Shalom, localizado na Avenida Feliciano Sodré, 21. Em todos esses locais, o evento será das 9h às 18h, sem a necessidade de inscrição. O tema deste ano é “Coragem, o Senhor te chama!”.

Circo Voador promete ser o centro cultural da folia

O Circo Voador prepara-se para ser o epicentro da folia e da ressaca de carnaval com uma programação vibrante e eclética. Na sexta-feira, 9 de fevereiro, a festa “Sonia de Mistérios” trará os DJs Africanoise, Aleakim, Bida Sarô, Cuca, Capetini, Drisana, Marcelinho da Lua, Miguel Arcanjo, Pessanha e Quimera. No domingo de carnaval, 11 de fevereiro, a diversão continua com apresentações de Dona Onete, Ibrejinha, Brasília Amarela, Facchineti B2B DJ Nepal, Juntos com Certeza e Dança & Bronze (Camões B2B Zasou). A segunda-feira, 12 de fevereiro, promete agitar com FBC convocando Ebony, Furacão 2000, Vhoor, Carlos do Complexo convocando Larinhx, Jacquelone, Glau, DJ Ingrid e Imperadores da Dança. A terça-feira de carnaval, 13 de fevereiro, traz Marcelo D2 convocando Cacique de Ramos, DJ Nuts, Sô Lyma, Roots’n’Fruits (Lysia & Bala), Marta Supernova e Mangolab DJ Set.

Em seguida, após o carnaval, em 16 de fevereiro, o Circo Voador apresenta a “Roda de Samba com Pretinho da Serrinha” e a exibição do documentário “Mané Garrincha” na Cine Voador – Sessão das Oito. A ressaca de carnaval continua no sábado, 17 de fevereiro, com a “Ressaca de Carnaval do Skylab,” incluindo Metais Pesados, Bloco To Be Wild e Festa Bauhaus. A Cine Voador – Sessão das Oito exibirá os melhores momentos do programa “Matador de Passarinho”.

Titãs no Rio de Janeiro no fim de fevereiro

Os Titãs, símbolos vivos do rock brasileiro, celebram 42 anos de uma carreira marcada por sucessos. Após a gravação do aguardado disco “Olho Furta-cor,” produzido por Sérgio Fouad e Rick Bonadio e composto por 14 músicas inéditas, a banda retorna com toda sua energia ao Rio de Janeiro para um show nos dias 23 e 24 de fevereiro. Com Sérgio Britto, Branco Mello, e Tony Bellotto à frente, acompanhados por Beto Lee na guitarra e Mario Fabre na bateria, os Titãs prometem abranger toda a carreira, desde o primeiro hit, “Sonífera Ilha”, até as novas composições, incluindo “Caos”. O repertório incluirá clássicos como “Homem Primata”, “Bichos Escrotos”, “Polícia”, “Flores” e “Cabeça Dinossauro” e outras. Afinal, os shows acontecerão no Teatro Multiplan, localizado no VillageMall, às 20h.

ArtRio 2024

As galerias interessadas em participar da 14ª edição da ArtRio já podem realizar suas inscrições, um processo totalmente online acessível através do site https://artrio.com/. Marcada para ocorrer entre os dias 25 e 29 de setembro na Marina da Glória, a feira atraiu em 2023 um público expressivo de 58 mil pessoas, incluindo mais de 100 colecionadores e curadores nacionais e internacionais. A ArtRio é reconhecida como uma das mais importantes feiras de arte da América Latina e do cenário cultural carioca. As inscrições serão avaliadas pelo Comitê de Seleção da ArtRio, que examina aspectos como proposta expositiva, relevância no mercado, representação exclusiva de artistas, histórico de exposições e participação em eventos. O prazo final para inscrições é 8 de março.

Bom carnaval! Seja no cinema, na folia, no retiro espiritual ou no sofá de casa, seja feliz e respeite o próximo!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alvaro Tallarico: Confira a agenda cultural do carnaval 2024 no Rio de Janeiro

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Alvaro Tallarico: Confira a agenda cultural do carnaval 2024 no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui