A mídia da semana é a bela obra para se ouvir no Natal, as Variações de Brahms sobre um Tema de Haydn. A Orquestra de Filadélfia é regida pelo maestro Riccado Muti.
GRANDES GESTORES
O presidente da FUNARTE, maestro Dante Mantovani e a Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, se reuniram, na semana passada e no encontro várias parcerias positivas e acordos estão na pauta dos dois gestores, o que unirá esforços dos governos federal e estadual, valorizando, portanto, a arte e sua integração no cenário da economia. Todos vão lucrar com a cultura multiplicando suas funções, e sobretudo com a intenção de gestores que representam instituições de múltiplas realizações.
OSJC
A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, a OSJC, é um trabalho de excelência realizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que reúne alunos deescolas municipais da cidade, com o ensino de bons professores. O conjunto chegou de uma turnê internacional realizada com êxito, por Madrid, Valencia, Alicante e Toledo, resultado de uma parceria entre o Consulado Geral de Espanha no Rio de Janeiro e o Programa Orquestra nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação.
A orquestra foi criada em 2017 e tem como objetivo ser uma política pública de referência, também visa o fortalecimento escolar através da criação e da educação artística. Na atualidade o programa tem 11 mil alunos que participam de várias oficinas dos mais variados instrumentos e formações, em 52 escolas na cidade do Rio de Janeiro. Sem dúvida uma grande surpresa.
THEATRO MUNICIPAL E O BALLET
O ballet Giselle é um clássico da dança romântica, e teve sua estréia na Ópera de Paris em 1841. Agora retornou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e terá as suas últimas récitas hoje e dia 21, às 19h e dia 22, às 17h. No palco da célebre casa, o Ballet e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, verdadeiros corpos estáveis de competência, sob a batuta se seu maestro titular, o americano Ira Levin.
Giselle foi sempre um papel altamente cobiçado, pois requer alta técnica e uma expressividade encantadora, e várias Giselles encantaram op mundo com suas perfeições técnicas como Margot Fonteyn, Natalia Makarova além da nossa muito querida Ana Botafogo. A música de Adolphe Adam terá sua performance nas sapatilhas das bailarinas Claudia Mota e Juliana Valadão no papel título,
O libreto imaginado pelo grande poeta do romantismo francês Théophile Gautier será traduzido pelo elenco, com a cenografia de José Galdino dos Reis, o figurino de Tânia Agra, o acervo do TMRJ e a iluminação de Paulo Ornellas.
Informações: 2332-9191
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N – Cinelândia
MÚSICA NO MUSEU
A série de concertos quase diários, encerra a temporada de 2019, com uma missa às 18h, na Igreja da Ressurreição e às 19h, o concerto do Madrigal do Leme, no mesmo local. No programa músicas sacras e natalinas de 5 séculos, cantadas e executadas por instrumentos, páginas de Bach, Teleman, Praetorius, Schubert, Gavaert, Holst e Gruber.
A Igreja está localizada na Rua Francisco Otaviano, 99 – Copacabana.
Ainda dia 21, sábado, às 18h, Concerto de Encerramento Música no Museu 2019, com a Orquestra Uerê, no Palácio São Clemente, Consulado de Portugal, Rua São Clemente, 424 em Botafogo, com entrada franca.