Confira as boas do fim de semana: agenda de 15 a 18 de junho de 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Agenda Rio de Janeiro junho 2023
Espetáculo 'Yerma em Banzo' no Sesc Tijuca (foto: Camilla Lima)

Mais um fim de semana de outono carioca brotando firme como quem nada quer mas tudo tem. E Rio de Janeiro é assim, tem de tudo na agenda: teatro, show, cinema e poesia em cada esquina, é só olhar para cima. A princípio, a dica é a Cia Suave com o espetáculo “Zona Franca”, no Teatro Nelson Rodrigues (Av. República do Paraguai, 230 – Centro), o grupo de dança capitaneado por Alice Ripoll leva ao palco uma cena composta por questionamentos sobre as encruzilhadas brasileiras. A temporada encerra no dia 18. Vai de quinta-feira a sábado às 19h; domingo às 18h.

Cinema? Temos! O filme “Rio, Negro”, da Quiprocó Filmes, dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, será exibido gratuitamente – sim, de graça! – no Centro Cultural da Justiça Federal nos dias 15 e 22 de junho, quintas, às 18h; e no dia 1 de julho, sábado, às 16h. As sessões serão seguidas por debates com convidados, que vão discutir algumas das temáticas que o documentário aborda. Imperdível. Já assisti e conta muito da história do Rio de Janeiro, por um viés bastante especial e necessário. O tema de 15 de junho será ‘Memória e Negritude’ com os convidados Fernando Sousa (Quiprocó Filmes), Gisele Monteiro (República Org) e Osmar Paulino (Diretor criativo e curador do FAIM Festival e Coordenador cultural da Uniperiferias), na mediação.

Banzo na agenda

Enquanto isso, no Teatro II do Sesc Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 539 – Andaraí), acontece o espetáculo inédito “Yerma em Banzo”. Desenvolvido, roteirizado e dirigido por Julio Angelo com interpretação de Lorena Lima, a montagem revisita o poema trágico do artista espanhol Federico García Lorca (1898-1936), cuja tradução de trechos selecionados da obra original é assinada por Jasmin Sànchez. A temporada vai até o dia 02 de julho, de quinta-feira a sábado, às 19h; domingo às 18h.

Ah, mas você quer exposição na agenda? “Mulheres à Beira de Um Ataque de Artes” inova o conceito de exposição para falar sobre identidade feminina e sustentabilidade no Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20, de terça a sábado, das 12h às 19h). A mostra coletiva, que também vai lançar um game, traz apenas mulheres e arte em estilos e conceitos diversos. São pinturas, esculturas, fotografias, vídeo arte, instalações, performances, moda, arte, todos produzidos por mais de 30 mulheres.

Advertisement

Por fim, no dia 16 de junho, Antonio Guerra Trio convida Lu Alvez para um show de bossa nova e música brasileira. Sucessos como “Desafinado”, “Eu e a Brisa” e “Amazonas”, de Tom Jobim, Johnny Alf e Donato estão no repertório. E o melhor, gratuito! É na sexta-feira, às 18h, com entrada franca e censura livre, no 1º piso do Shopping Cassino Atlântico (Av. Atlântica, 4.240, Copacabana, Posto 6, RJ).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Confira as boas do fim de semana: agenda de 15 a 18 de junho de 2023
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Confira as boas do fim de semana: agenda de 15 a 18 de junho de 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui