Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente resgataram, na quarta-feira, dia 9, um jacaré, uma capivara, um filhote de preguiça, além de dez gambás e um filhote de bem-te-vi em bairros da Zona Oeste da cidade, após acionamento da população por meio da Central 1746 da Prefeitura do Rio.
Com aproximadamente dois metros de comprimento, o jacaré foi resgatado na Praia da Macumba, no Canal do Rio Morto, no Recreio dos Bandeirantes. Ele foi visto por moradores da região, que ficaram assustados com o tamanho do réptil. Ainda de acordo com os moradores, o animal teria tentado atacar um banhista e um cachorro no local. O filhote de preguiça foi encontrado por um oficial do Corpo de Bombeiros no interior do Grupamento Marítimo de Barra de Guaratiba, que acionou os agentes. Já a capivara foi resgatada na Estrada da Cachamorra, em Campo Grande.
Os demais animais foram resgatados nos bairros de Guaratiba, Santa Cruz, Realengo, Cosmos e Bangu. A maioria dos animais estava em boas condições de saúde, sem apresentar ferimentos graves ou sinais de debilitação, e foram soltos em seu habitat. Os filhotes de gambá, que não podem sobreviver sozinhos sem a presença da mãe, por serem marsupiais, foram conduzidos para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena, onde receberão atendimento veterinário.