A Prefeitura do Rio deu início às obras de requalificação do Mercado São José, localizado na esquina das Ruas das Laranjeiras e Gago Coutinho, anunciando a volta do icônico “mercadinho” em grande estilo. Em imagens postadas na página “Bairro das Laranjeiras”, bens como a fonte no centro do terreno e as históricas pilastras da construção foram mantidas.
O mercado, um dos poucos remanescentes de uma série de mercados construídos na década de 1940, está prestes a passar por uma transformação significativa, mantendo sua característica como um espaço de cultura e gastronomia.
Com previsão de reabertura no segundo semestre de 2024, o Mercado São José está prestes a receber um investimento de R$ 8,5 milhões para sua readequação e requalificação, conforme anunciado pela Prefeitura em setembro do ano passado. O projeto, liderado pelo consórcio das empresas Junta Local e Engeprat, estruturado pela Konek Transformação Imobiliária, prevê a gestão do espaço pelos próximos 25 anos.
A Prefeitura adquiriu o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por R$ 3 milhões, marcando o início de uma nova fase na história do mercado.
O Mercado São José já teve diversos propósitos ao longo dos anos, desde ser uma senzala e celeiro até se tornar um mercado de hortifrutigranjeiros durante a guerra, por iniciativa de Getúlio Vargas.
Após anos de degradação, o Mercadinho São José das Artes foi fechado em 2018 pelo INSS. Agora, com a iniciativa da Prefeitura e o investimento planejado, o Mercado São José está destinado a recuperar seu papel como um ponto de referência cultural e gastronômica na Zona Sul da cidade.
Banheiro acessível com trocador de fraldas e espaço com barras para cadeirantes que amam o Mercadinho! Por favoooor.
Em tempo de campanha política, o que não falta é PROMESSA !!!!!