Agora é oficial! Prefeitura anuncia início das obras no Mercadinho São José, em Laranjeiras

O mercado, um dos poucos remanescentes de uma série de mercados construídos na década de 1940, está prestes a passar por uma transformação significativa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura do Rio deu início às obras de requalificação do Mercado São José, localizado na esquina das Ruas das Laranjeiras e Gago Coutinho, anunciando a volta do icônico “mercadinho” em grande estilo. Em imagens postadas na página “Bairro das Laranjeiras”, bens como a fonte no centro do terreno e as históricas pilastras da construção foram mantidas.

img 5832 1 Agora é oficial! Prefeitura anuncia início das obras no Mercadinho São José, em Laranjeiras
Vista parcial do mercado – Foto: @bairrodaslaranjeiras

O mercado, um dos poucos remanescentes de uma série de mercados construídos na década de 1940, está prestes a passar por uma transformação significativa, mantendo sua característica como um espaço de cultura e gastronomia.

img 5831 1 Agora é oficial! Prefeitura anuncia início das obras no Mercadinho São José, em Laranjeiras
Foto: Reprodução/Google Maps

Com previsão de reabertura no segundo semestre de 2024, o Mercado São José está prestes a receber um investimento de R$ 8,5 milhões para sua readequação e requalificação, conforme anunciado pela Prefeitura em setembro do ano passado. O projeto, liderado pelo consórcio das empresas Junta Local e Engeprat, estruturado pela Konek Transformação Imobiliária, prevê a gestão do espaço pelos próximos 25 anos.

A Prefeitura adquiriu o prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por R$ 3 milhões, marcando o início de uma nova fase na história do mercado.

Advertisement
img 5833 1 Agora é oficial! Prefeitura anuncia início das obras no Mercadinho São José, em Laranjeiras
Projeto do mercado – Foto: Divulgação/Prefeitura

O Mercado São José já teve diversos propósitos ao longo dos anos, desde ser uma senzala e celeiro até se tornar um mercado de hortifrutigranjeiros durante a guerra, por iniciativa de Getúlio Vargas.

Após anos de degradação, o Mercadinho São José das Artes foi fechado em 2018 pelo INSS. Agora, com a iniciativa da Prefeitura e o investimento planejado, o Mercado São José está destinado a recuperar seu papel como um ponto de referência cultural e gastronômica na Zona Sul da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Agora é oficial! Prefeitura anuncia início das obras no Mercadinho São José, em Laranjeiras
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Agora é oficial! Prefeitura anuncia início das obras no Mercadinho São José, em Laranjeiras
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui