A história trágica de Inês de Castro, um dos episódios mais marcantes da corte portuguesa, ganha uma nova interpretação no teatro. O espetáculo “Agora Inês é Morta” inicia temporada no Teatro dos 4, no Shopping da Gávea, a partir de 10 de abril, com apresentações sempre às quintas-feiras, às 20h. A peça é assinada pelo dramaturgo Claudio Torres Gonzaga e dirigida por Adriana Nunes.
A trama revisita a paixão entre Inês de Castro e Dom Pedro I, herdeiro do trono português, e os conflitos políticos que levaram à execução da jovem em 7 de janeiro de 1355, a mando do rei Dom Afonso IV. Inspirada em uma obra psicografada por Chico Xavier, a narrativa apresenta Inês já no plano espiritual, tentando restaurar a paz entre pai e filho com a ajuda de Santa Isabel, avó de Pedro.
O elenco conta com Adriana Nunes, atriz e diretora integrante da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo, além de André Deca e Rosanna Viegas, ambos com carreiras premiadas no teatro, cinema e televisão.
“O espetáculo agrada tanto quem tem interesse nos fatos históricos quanto quem se emociona com o lado espiritual. A história é contada pela própria Inês, que transita entre o mundo material e o espiritual, revivendo sua trajetória e interagindo com personagens que marcaram sua vida”, explica Adriana Nunes.
A pesquisa para o espetáculo durou 10 anos e incluiu visitas a Porto, Coimbra, Alcobaça e Lisboa, onde a história de Inês de Castro é amplamente explorada em diversas formas de arte. O texto também se baseia em obras como a “Cantata à Morte de Inês de Castro”, de Manuel Maria Barbosa du Bocage, os versos de Luís de Camões, o melodrama de Victor Hugo e as mensagens psicografadas atribuídas a Inês de Castro no livro “Mensagens de Inês de Castro”, de Chico Xavier e Caio Ramacciotti.
Serviço – “Agora Inês é Morta”
Temporada: 10 de abril a 29 de maio de 2025
Local: Teatro dos 4 – Shopping da Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 52 – 2° Andar, Gávea)
Telefone: (21) 2239-1095
Horário: Quintas-feiras, às 20h
Ingressos: R$ 100 (inteira) | R$ 50 (meia-entrada)
Venda online: Sympla
Duração: 1h
Classificação: 12 anos
Lotação: 402 lugares
Bilheteria e autoatendimento:
- Funcionamento: diariamente, das 14h às 20h (em dias de espetáculo, até o início da apresentação).
- O teatro conta com um totem de autoatendimento para a compra de ingressos.
Instagram: @agorainesemorta