Uma notícia parcialmente boa para os moradores do estado do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (28/01), a Estação de Tratamento de Guandu já mostrava uma água sem cor de barro, diferentemente das semanas anteriores. As imagens são do ”Globocop”, da ”Rede Globo”.
Porém, como dito acima, o contexto positivo da notícia é apenas parcial, pois, mesmo após 6 dias de utilização do carvão ativado em Guandu, que fica localizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ainda há reclamações por parte de moradores do Rio devido às condições da água.
Segundo a bióloga Elizabeth Lobo, moradora de Copacabana, na Zona Sul, na torneira de sua casa ainda sai água em cor turva.
O uso do filtro de barro – como mostra a imagem abaixo – acaba deixando a água transparente, mas ela ainda possui cheiro bastante forte e gosto de terra.
”O cheiro é insuportável. O mesmo cheiro de terra da outra, o cheiro é igual. Não dá pra fazer café, cozinhar. Tomar banho? Fazer o quê? Tomar banho com água mineral não tenho dinheiro. A gente está dentro do limite do que a gente consegue fazer com essa água”, diz Elizabeth.
A Cedae começou a utilizar o carvão ativado na última quinta-feira (23/01). Paralelamente, o governador Wilson Witzel disse que a água teria uma melhora em sua qualidade em até uma semana.
Aguardemos…
O importante é o problema ser resolvido e isso está acontecendo. Tenho certeza que se não fosse a pressão do governo, a CEDAE continuaria com um serviço horrível para população.
São frescos.
Tudo psicológico.
Agora vão dizer que a água está
NÃO FALA MERDA , A ÁGUA NÃO ESTÁ POTÁVEL ISSO É UM FATO … SE VC ACREDITA NO GOVERNO OU NA MÍDIA É PROBLEMA SEU , ÁGUA NÃO PODE DE FORMA NENHUMA TER GOSTO .
Mas o problema está sendo corrigido, não é uma coisa imediata, infelizmente isso demanda tempo. O governo agiu da forma mais rápida que podia, o próximo passo é o projeto para despoluição do Guandu.